fbpx

Pretende comprar para alugar? Veja o que deve ser observado

6 minutos para ler

A obtenção de renda passiva por meio da locação de propriedades é uma das grandes tendências do setor imobiliário nos dias de hoje, uma vez que as pessoas estão em busca de maior segurança e mais tranquilidade para o futuro. Por isso, se você pretende comprar para alugar, é muito importante saber quais são os fatores que devem ser observados.

O próprio processo de aquisição tende a ser facilitado quando você tem mais conhecimento sobre o assunto e consegue interpretar quais são as características que fazem com que o imóvel tenha uma demanda constante por inquilinos em potencial. Continue lendo e descubra como fazer isso.

Afinal, vale a pena comprar para alugar?

A primeira questão que deve ser observada por quem quer obter renda passiva com a locação de imóveis é se, de fato, vale a pena comprar para alugar. Logicamente, essa é uma resposta que depende de uma série de fatores, mas o fato é que, na grande maioria das vezes, essa é uma alternativa bastante interessante e com excelente potencial.

O Brasil apresenta um grande deficit habitacional, e nem todas as pessoas podem adquirir uma propriedade à vista ou sequer conseguem arcar com as parcelas de um financiamento. Por isso, o aluguel acaba sendo a solução mais prática e viável para um enorme contingente da população, o que mantém uma demanda constante nesse segmento.

Além disso, o mercado imobiliário é um dos setores mais robustos e seguros por aqui. Mesmo quando temos oscilações ou crises econômicas, casas, apartamentos, terrenos e outros tipos de unidades mantêm ou até aumentam os seus valores, trazendo uma tremenda garantia patrimonial para quem realizou esse tipo de investimento.

O que considerar ao comprar para alugar?

Agora que você já viu que vale a pena comprar para alugar, é bem provável que já esteja considerando essa opção para obter uma renda a mais no final do mês, não é verdade? No entanto, para que você tenha sucesso nesse desafio, é fundamental considerar alguns fatores antes de finalizar a aquisição. Confira abaixo alguns deles.

Estude o seu público-alvo

Quando você compra um imóvel para alugar, é interessante refletir sobre o público que você quer atingir na hora de obter renda passiva com a locação. Afinal, o tipo de propriedade e o total de investimento dependerão do fato de você querer focar locar para inquilinos fixos ou focar mais o aluguel por temporada, por exemplo.

Na prática, a regra é cruzar as suas possibilidades de investimento com os objetivos que você tem ao fazer esse aporte. Quem deseja ter uma rentabilidade maior, mas pode esperar algum tempo, pode focar imóveis de alto padrão. Já os mais apressados e pragmáticos podem se dar melhor com unidades pequenas, mas em bairros com alta demanda.

Analise bem a localização

Para muitos especialistas do setor imobiliário, a localização é o fator mais importante na hora de avaliar um imóvel e, consequentemente, o preço que pode ser cobrado pelo aluguel. Isso é fácil de ser percebido na prática, pois temos valores de locação bem distintos mesmo para unidades similares, dependendo da cidade, do bairro ou até da rua.

Sendo assim, um dos critérios que precisam ser considerados são as características da região. Muitos inquilinos estarão em busca de segurança e tranquilidade. Um tipo de opção que sempre tem interessados para alugar são apartamentos práticos e funcionais, situados em áreas centrais ou próximos da rede de transporte público.

Escolha a melhor alternativa

O mercado imobiliário brasileiro é repleto de opções e, na hora de escolher um imóvel, você terá uma série de boas alternativas. Novos, usados, grandes, compactos, precisando de reformas ou prontos para morar: mais uma vez, o direcionamento do seu investimento precisa ser feito em sintonia com suas possibilidades e objetivos.

As propriedades mais antigas costumam estar situadas nos bairros mais tradicionais, mas podem apresentar alguma necessidade de reformas ou atualização de alguns sistemas, sobretudo o elétrico. Já as propriedades na planta são uma opção bastante procurada, pois são novas em folha, e a aquisição direto com a construtora costuma oferecer boas vantagens.

Veja os atrativos do condomínio

Boa parte dos imóveis atuais está situada dentro de um condomínio, por questões de praticidade, de segurança ou até de economia, tendo em vista que todas as despesas de manutenção serão divididas entre as unidades. Isso pode ser vantajoso para quem pretende comprar para alugar, mas é preciso observar alguns pontos importantes.

As áreas comuns e de lazer podem ser um bom atrativo na hora de garantir inquilinos. Muita gente valoriza a estrutura do local, seja para viver sozinho, seja para morar com a família. Entre os principais diferenciais que você pode buscar, estão piscinas, saunas, quadras poliesportivas, salas de ginástica e salão de festas, entre outros.

Invista na valorização do imóvel

Não importa se você comprou uma unidade usada ou mesmo na planta: investir na valorização do imóvel é sempre uma boa alternativa para tornar o seu patrimônio ainda mais interessante para quem deseja alugar. Logicamente, se você apostou na aquisição de uma casa ou apartamentos mais antigos, é natural que o seu investimento deva ser maior.

O mais importante é apostar em modificações que aumentem seu valor agregado e possam tornar a rotina dos moradores mais prática e funcional. Apostar no conceito aberto, se ele já não constar no projeto original, é outra boa estratégia. Foque um padrão contemporâneo, com armários planejados, cores neutras e boa iluminação.

Agora você já sabe quais são os fatores que devem ser observados por quem pretende comprar para alugar. Ao seguir nossas dicas, você terá um olhar estratégico e fará escolhas inteligentes, podendo, definitivamente, garantir uma boa renda extra no final do mês com esse tipo de investimento!

Os empreendimentos da Bild são uma excelente escolha para quem deseja comprar para alugar. Nossa incorporadora/construtora oferece imóveis incríveis, que podem se encaixar perfeitamente no seu perfil e atender às suas diferentes necessidades.

Ficou interessado? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco, fale com um de nossos consultores e veja as nossas opções disponíveis!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This