fbpx

Comprar ou alugar imóvel em 2021? Entenda qual é a melhor opção!

6 minutos para ler

Em 2020, diversos fatores influenciaram a queda da Selic. Na última atualização, a taxa básica de juros foi reduzida para 2%, considerado o menor corte da história. Fato que impactou na redução dos custos de financiamento. Com isso, investimentos imobiliários se tornaram bastante viáveis. Mas, afinal, qual é melhor: comprar ou alugar imóvel?

Considerando aderir ao clima de começo de ano e obter maior qualidade de vida, muitas pessoas estão buscando as melhores ofertas no setor. Embora o sonho de ter a casa própria seja real, alguns ainda sentem insegurança e têm dúvidas quanto escolher a melhor opção.

Pensando nisso, selecionamos as principais estimativas do setor imobiliário em 2021 para ajudar você a decidir se é mais vantajoso comprar ou alugar imóvel. Confira!

 

Expectativas do setor imobiliário para 2021

Uma das maiores prospecções do setor para 2021 é com relação à queda da taxa básica de juros, a Selic. Isso porque ela influencia diretamente nos empréstimos feitos por bancos e nas aplicações em títulos públicos federais. Quando reduzida, o propósito é de que haja estímulo no consumo e maior aquecimento da economia.

Por isso, com o cenário atual de queda dessa taxa, estima-se um aumento da procura por imóveis, considerando uma possível valorização dos preços. Isso significa, que o momento econômico é extremamente favorável tanto para compra à vista ou para financiamentos.

Então, se você está pensando em comprar ou alugar imóvel em 2021, saiba que é o melhor momento para investir no setor, visto que as construtoras e incorporadoras devem lançar novas oportunidades. E, dessa forma, haverá maior procura por imóveis. Fato que também irá influenciar em maiores facilidades de pagamento e financiamento.

 

5 motivos para comprar um imóvel

Para ajudar você a decidir de uma vez por todas entre comprar ou alugar imóvel, selecionamos 5 principais motivos para você planejar adquirir o seu espaço em 2021. Acompanhe!

Taxa Selic baixa

Como mencionado, a queda da taxa Selic contribui para a expectativa positiva do setor imobiliário. Para evidenciar sua baixa, em 2015 a Selic atingiu 14,25% ao ano. Com isso, os juros ficam menores, assim como o valor do financiamento.

Então, tenha em mente o seguinte: a taxa básica de juros afeta a cobrança de tributo dos financiamentos. Se ela está na maior baixa da história, também se torna o momento mais propício para comprar o seu imóvel, seja a vista ou financiado.

 

Imóveis com valores atrativos

Somando isso à queda da Selic, os investimentos no setor tendem a crescer. E os imóveis terão valores mais atrativos do que alguns anos atrás.

A expectativa é de que haja maiores facilidades e preços competitivos no mercado de imóveis. Isso foi apontado também no levantamento feito pela Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), divulgado em outubro deste ano.

Os dados mostraram que de 38 empresas, consideradas as maiores do setor, 97% visam lançar empreendimentos em 2021. Além disso, 87% das companhias acreditam que as vendas terão aumento.

 

Investimento mais seguro

Se você ainda tem dúvidas sobre comprar ou alugar imóvel, saiba que a aquisição residencial sempre foi um investimento seguro. Por exemplo, aplicações em fundos e ações são voláteis, seguem as oscilações do mercado financeiro. Aliás, muitas pessoas acabaram por perder recursos ano passado.

Já o investimento no setor imobiliário não funciona da mesma forma. Afinal, ele mantém seu valor investido mesmo com a baixa do mercado. Não é à toa que aplicações em imóveis sejam indicadas para pessoas que não gostam de arriscar.

Para investir bem em imóveis e sair sempre ganhando, basta saber escolher onde morar, um produto com boa localização e infraestrutura. Além de, claro, saber escolher uma construtora como a Bild, que possui credibilidade e expertise no mercado.

 

Valorização constante

Por falar em investimento seguro, se você souber escolher entre comprar ou alugar imóvel, vai perceber que na primeira opção há valorização, já na segunda não há nada além de um custo mensal por um espaço que não é seu.

Para esclarecer melhor, entenda que quanto maior for a procura por imóveis, maior será a valorização. Se você considerar que as regiões com maior demanda já estão esgotadas, os novos empreendimentos destes locais serão mais valorizados no futuro, quando a oferta for ainda menor.

Ou seja, se a sua insegurança está em não saber, por exemplo, se deseja viver por muito tempo em um só lugar, veja a compra do imóvel como um investimento. Você estará investindo em um espaço seu e que ainda tem a possibilidade de gerar renda no futuro.

 

Geração de patrimônio

Isso é um fato importante a considerar quando a dúvida for entre comprar ou alugar imóvel. Afinal, se torna bem mais viável comprar do que alugar se você analisar que a aquisição gera valor. Ou seja, haverá geração de patrimônio ao comprar, então você não estará pagando por algo que não é seu.

O crescimento do setor imobiliário segue com tudo, pois tem se mostrado como uma área de maior valorização a médio e longo prazo. E cada vez que o potencial de valorização é ampliado, maior é a demanda de imóveis.

 

E então, já decidiu se vai comprar ou alugar imóvel em 2021? Enfatizamos a importância de contar uma empresa confiável, como a Bild. Sua experiência no mercado é o que define os melhores serviços e maior apoio ao cliente em todo o processo.

Aliás, você sabia que a Bild está presente nas principais cidades de São Paulo e também em Uberlândia, Minas Gerais, cidade mais conhecida como a capital do Triângulo Mineiro? Além disso, para melhorar cada vez mais a comunicação com clientes, estamos expandindo a nossa área de atendimento.

É possível encontrar imóveis comerciais ou residencial em cidades como Araraquara, Bauru, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Piracicaba e São José do Rio Preto. São muitas opções para realizar o seu sonho de ter o imóvel próprio! E já que sabemos que você está com curiosidade, então, conheça agora mesmo os imóveis Bild!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This