fbpx

Como planejar finanças pessoais e comprar seu imóvel em 2021?

6 minutos para ler

Com a pandemia, houveram impactos no mercado imobiliário. Por exemplo, a queda da Selic, taxa básica de juros, proporcionou um aspecto positivo para quem deseja financiar um imóvel, devido à queda de juros. Se este é o seu objetivo, você deve entender hoje mesmo como planejar finanças pessoais!

A primeira informação que você precisa saber é que os eventos de 2020 contribuíram positivamente para o mercado imobiliário, visto que mais pessoas poderão alcançar o sonho de adquirir um imóvel neste período de queda dos juros. E esta pode ser a sua chance também!

Veja dicas de como planejar as finanças pessoais para comprar um imóvel no ano que vem e conheça as principais tendências do setor!

Tendências para o mercado imobiliário em 2021

A procura por imóveis em 2021 seguirá em alta, uma vez que a expectativa é de que a taxa básica de juros, a Selic, continue em baixa. Dessa forma, haverá maior facilidade nos meios de pagamento, como  os financiamentos imobiliários com menos juros, por exemplo.

Há também maior expectativa de atração de investidores da renda variável,  para diversificar a carteira de investimentos, uma vez que os fundos tradicionais não têm rendido como antes. 

Além disso, perfis de investidores mais jovens, entre 30 e 35 anos, têm buscado por imóveis como forma de investimento, pois enxergam uma grande valorização no mercado

Mas, não é só por isso que a tendência é de alta para o setor. Outro ponto que merece destaque é a nova visão que as pessoas têm da concepção de lar. Com a pandemia, os imóveis residenciais passaram a ser mais valorizados, visto que se tornaram um lugar para além do descanso.

Até onde se sabe, a residência serve ao lazer e descanso, mas também pode ser usada para trabalho. Aliás, esta é mais uma tendência para o ano de 2021. Com a adoção do home office, as residências se tornarão melhor equipadas para conciliar o ambiente de trabalho e também de conforto.

Além dessas questões, espaços multifuncionais também serão muito procurados. E isso também se deve ao isolamento social, que evidenciou a necessidade de acolhimento e facilidade no dia a dia. 

Como planejar as finanças pessoais para comprar um imóvel

Algumas dicas são necessárias para ajudar você a entender como planejar as finanças pessoais para comprar um imóvel em 2021.

Em resumo, considere: fazer uma planilha com seu orçamento completo; realizar um planejamento rigoroso para quitar as dívidas; pesquisar por imóveis para se basear nos preços; e, principalmente, você sabe as vantagens de comprar um apartamento na planta?

Veja, a seguir, com mais detalhes cada uma dessas dicas!

Fazer uma planilha de orçamento

Comece com um planejamento financeiro de quanto você pode poupar para a compra do seu imóvel. Com isso, faça uma planilha desse orçamento e defina os valores que deseja guardar.

Para saber quanto você pode economizar, liste seus ganhos e contas fixas mensais e quais contas grandes precisa quitar para não pagar juros altos. Junte todas as informações em uma tabela e calcule o valor que você acha possível poupar. Mas, o principal é: tenha disciplina!

Se programar para quitar as dívidas

Outra dica importante é o planejamento para a quitação de dívidas. Você pode, inclusive, aproveitar o 13º salário ou o bônus do fim ou começo de ano para isso. Comece sempre pelas contas que possuem juros mais altos. Dessa forma, você consegue ir liberando parte da receita para se programar e dar entrada em um imóvel.

Aliás, se você precisar se planejar para quitar as dívidas dentro de um ou dois meses, não tem problema. O importante é ter foco em cobrir as prestações atrasadas e dar um fim nas contas pendentes. Assim, o objetivo principal é conseguir se livrar das dívidas para manter suas economias com foco na meta principal: comprar um imóvel.

Controlar os gastos impulsivos

Saber como planejar as finanças pessoais envolve controlar os gastos desnecessários e impulsivos, pois isso é imprescindível para quem quer economizar. O destaque aqui vai para o cuidado com o cartão de crédito ou empréstimos pessoais.

Portanto, quando for adquirir algo é preciso considerar se realmente é uma compra necessária ou se pode ser adiada, visto que o objetivo maior é a compra do imóvel próprio.

Os juros dos cartões de créditos, quando a fatura não é paga na totalidade, e os empréstimos não são baratos, por isso, faça uma revisão de seus gastos por estes métodos e passe a priorizar mais.

Quanto economizar

Para saber quanto é preciso economizar para a compra do imóvel, basta pesquisar qual é o valor médio de imóveis de seu interesse. Dessa forma, é possível saber quanto precisa pagar até a entrega do empreendimento, se for comprar um apartamento na planta.

Ou, caso o mesmo já esteja pronto, poderá saber qual é o valor de entrada. Assim, torna-se possível estimar o custo que terá e a quantia que precisa ser economizada por mês. Lembrando que o recomendável é poupar no mínimo 10% da renda mensal, mas o ideal mesmo seria economizar 20%.

Considere comprar um apartamento na planta

Se você busca por melhores opções de empreendimentos no setor imobiliário, saiba a vantagem de comprar um apartamento na planta. Isso significa comprar um imóvel que ainda está em fase de construção ou que será construído. 

Essa possibilidade garante maior autonomia para poder personalizar seu lar antes da entrega, sem passar pela dor de cabeça da reforma e mudança simultaneamente.

Mas, sabe qual a principal vantagem? A possibilidade de um maior planejamento! Para quem está procurando como planejar as finanças pessoais para adquirir um imóvel, essa é a solução perfeita. Assim, você consegue se planejar melhor e ainda ter o imóvel dos seus sonhos.

Aliás, nesses momentos, é muito importante contar com uma incorporadora e construtora de confiança. E isso você encontra na Bild, que é uma empresa que oferece maiores opções de flexibilidade de pagamentos, como financiamento ou consórcio.

E então, agora que você já sabe quais as principais tendências no setor imobiliário para 2021 e já viu como planejar as finanças pessoais, que tal começar a economizar hoje mesmo para a compra do seu imóvel? 

Se tiver mais dúvidas sobre esse tipo de investimento, não hesite em entrar em contato! Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This