fbpx

Como o projeto de arquitetura influencia na valorização do imóvel?

4 minutos para ler

Um projeto de arquitetura bem elaborado em qualquer que seja o imóvel — casa, prédio ou mesmo sala comercial — faz uma diferença extraordinária. Essa diferença é sentida na qualidade de vida dos moradores e também na valorização do local caso a intenção seja investir.

Para esclarecer isso, neste artigo vamos explicar a importância da arquitetura em uma construção ou reforma, qual a média de custos do projeto e de que forma ele ajuda a economizar tempo e dinheiro na obra e aumentar seu valor. Acompanhe!

Por que contratar um arquiteto?

Ao contrário do que muitos pensam, o arquiteto não cuida apenas da parte estética dos lugares. É um profissional com conhecimento para criar espaços adequados às diversas atividades que as pessoas desempenham ao longo da vida. Sendo assim, ele alia beleza à funcionalidade dos ambientes para melhor qualidade de vida de todos.

É o responsável por planejar todos os detalhes como: otimização do espaço, dimensionar o lugar para sua função, iluminação adequada, harmonização das cores e texturas, paisagismo, adaptar o efeito da temperatura e do som no ambiente.

Quanto custa um projeto de arquitetura?

Em média, o projeto arquitetônico custa entre 5% e 12% em relação ao valor da obra. Como se vê, é um custo menor do que a maioria das pessoas acredita ser. A cotação varia conforme o detalhamento do serviço, como por exemplo: complexidade e dimensões da construção, tipo da obra (casa, indústria, prédio, comércio), localização, tipos e volume de contratações.

O ideal é não tratar isso como uma despesa a mais, e sim como investimento. Afinal, a não contratação de um arquiteto tende a fazer com que a obra demore o dobro do tempo para ficar pronta e também 30% mais cara. Isso se deve ao desperdício de materiais, retrabalho e atraso.

Assim, um projeto bem elaborado e executado evita todos os transtornos que significam custos adicionais. No final das contas, é uma garantia de economia na construção.

Como um projeto de arquitetura valoriza o imóvel?

O investimento em uma excelente arquitetura traz retorno em diversos aspectos. Afinal, é garantia de que o imóvel contará com um espaço perfeitamente otimizado, funcional, com estética admirável, extremamente confortável, iluminação adequada, boa disposição dos móveis, acabamento impecável e total aproveitamento do terreno.

Para os moradores, traz qualidade de vida, conforto e a não preocupação com reformas para resolver problemas decorridos de uma obra mal feita. Se a casa ou apartamento for pequeno, o arquiteto terá a habilidade de elaborar um projeto para que se aproveite melhor o ambiente, dando a sensação de amplitude do local.

Em áreas maiores, conseguirá explorar todo o terreno da melhor forma. Em condomínios fechados, por exemplo, atuará também nas áreas comuns a fim de garantir o bem-estar de todos os moradores por meio do paisagismo e projeto de inúmeras áreas de lazer.

Todas essas qualidades acabam por aumentar — e muito — o valor do imóvel, sendo um excelente negócio para pessoas que trabalham com investimento imobiliário. Além disso, as chances de surgir um comprador e a velocidade de venda se multiplicam quando o cliente percebe que aquele é o lugar ideal onde quer viver.

Enfim, somente com um projeto de arquitetura o espaço terá todo seu potencial explorado tanto funcional quanto esteticamente. Isso é fundamental para que o morador tenha seu lar exatamente do jeito que sonhou — ou até melhor.

Se você gostou deste artigo e deseja saber mais como escolher e comprar o lugar perfeito para morar, assine agora mesmo a nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações! 

Posts relacionados

Deixe um comentário