fbpx

Sabe como escolher o imóvel ideal? Confira 6 dicas infalíveis!

6 minutos para ler

Investimentos imobiliários são sempre uma forma segura e lucrativa de investir. No entanto, antes de escolher, é preciso pensar sobre algumas questões imprescindíveis que podem resultar em sucesso ou não. Afinal, como escolher o imóvel ideal?

Se o seu sonho é ter a casa própria e deseja que seja um lugar perfeito para viver, precisa certificar-se de que a opção pela residência está associada às suas possibilidades e necessidades, considerando também quem mora ou irá morar com você.

Mas, não se preocupe! Vamos ajudar você a entender melhor como escolher o imóvel ideal com dicas infalíveis. Confira!

 

Dicas de como escolher o imóvel ideal

O primeiro passo é ter certeza sobre o tipo de imóvel que atende aos seus requisitos e de sua família. 

Por exemplo, uma casa ou apartamento? Nessa situação, considere pensar nas necessidades que você e sua família têm. Se você tem filhos, pense que o imóvel deve ter espaço para eles brincarem, como área de lazer, piscina e quarto próprio.

Caso tenha algum animal de estimação, precisa considerar um lugar com espaço para ele também, com sacada ou espaço gourmet, por exemplo. Há vários edifícios que aceitam pet, então é importante se atentar a isso também na hora de escolher um imóvel.

Vale ressaltar que há muitas vantagens em comprar um espaço, além da realização de ter um bem próprio, claro. Algumas delas são:

  • poder decorar do jeito que quiser, sem preocupações;
  •  fim da preocupação de mudança ao finalizar um contrato de aluguel;
  • liberdade total de realizar reformas no lugar;
  • no caso de comprar financiado, vai estar pagando por um lugar que é seu, diferente de uma imóvel alugado;
  • o imóvel pode valorizar com o tempo, o que gera valor ao seu patrimônio;
  • possível investimento no futuro, caso queira morar em outro lugar.

Então, a seguir veja 6 dicas imperdíveis de como escolher o imóvel ideal para você e sua família!

 

Defina o que a sua família precisa

Imprescindível na hora de comprar um imóvel, é pensar em todos que vivem com você. Ou seja, sua família precisa ser atendida em todas as necessidades. Portanto, considere a rotina que vocês têm.

Pense em questões como ter um parquinho para as crianças, uma academia, piscina, churrasqueira, etc. Isso são atividades que, se antes eram feitas na rua, agora a tendência é que sejam feitas no conforto do lar. Por isso, faça uma boa avaliação do imóvel durante a visita considerando novas possibilidades de lazer.

Aqui, ainda podem entrar outras questões, como a de pensar os próprios cômodos da casa. Como mencionamos, se há animais de estimação ou crianças, o ideal é que os cômodos principais, pelo menos, sejam bastante espaçosos. Então, invista seu tempo para considerar o que cada cômodo precisa suportar.

Algumas questões para você pensar com relação a como escolher o imóvel ideal:

  • Seria bacana ter uma sala espaçosa?
  • Quantos quartos seria ideal?
  • Já considerou as visitas?
  • O quarto do casal será uma suíte?
  • Precisa de um closet?
  • Você gostaria de varanda ou área gourmet?

 

Tire fotos ou filme o imóvel

Uma dica infalível é fotografar o ambiente por completo. Isso pode fazer toda a diferença, uma vez que na hora da visita, a euforia e agitação do momento podem dificultar pensar em todas as questões. Além disso, você certamente vai visitar mais de um imóvel, não é? Para não confundir nada, tire fotos ou faça um vídeo.

Outra dica é renomear as fotos assim que tirá-las, citando o nome de cada cômodo, como quarto 1, quarto suíte, sala, etc. Além disso, separe as fotos em pastas com nomes que possam ser direcionados àquele imóvel, já que vai visitar mais de um provavelmente. Isso evita que as fotos se misturem, e que você confunda os lugares.

 

Faça um planejamento

Para ter o lar dos sonhos é preciso saber como escolher o imóvel ideal com base em planejamentos. A primeira questão quanto a isso é apurar quanto financeiramente você tem disponível . Vale até mesmo começar a poupar dinheiro para fazer esse investimento.

Ou seja, faça um planejamento financeiro familiar e considere questões como entrada, reformas, decoração, gastos com mudanças, possíveis compras de móveis e outros itens. Também, pense em estipular um teto máximo para o valor da propriedade. Além disso, não esqueça dos custos com documentação e seguros que certamente serão necessários.

 

Verifique a documentação necessária

Por falar em burocracia, vale chamar atenção para que uma verificação minuciosa da documentação necessária seja realizada. Qualquer empreendimento exige documentos, certo? A falta de algo nesse sentido pode impedir que o negócio seja feito.

Se a sua compra for à vista, pode ser necessário contatar o cartório para transferir o imóvel, por exemplo. Caso seja feito um financiamento imobiliário, é a instituição financeira que dirá qual é o processo de análise e documentação de compra. Por isso, é importante procurar os responsáveis em cada caso e garantir que tudo ocorra bem. 

 

Estude a região

Embora muitos tenham o foco apenas no imóvel, o local onde este está situado é tão importante quanto. Dessa maneira, ele deve ser considerado desde o começo das suas buscas pela casa própria ideal. Isso porque a região pode favorecer ou desfavorecer o investimento, dependendo das necessidades que você já considerou lá no começo.

Agora é a hora de você pensar em outras questões, como o clima da região, por exemplo. Pode ser agitado ou precisa de tranquilidade? Você ou alguém da família trabalha em casa algumas vezes e necessita de menor barulho? Gostaria de ter lugares de lazer por perto, como barzinhos e restaurantes? Estude bem a região!

 

Pense a longo prazo

Planejar envolve pensar a longo prazo, mas é comum pensar no hoje e acabar esquecendo

que futuramente algo pode mudar e trazer novas necessidades. Por exemplo, se você não tem filhos ainda, considere a possibilidade de vir a ter. Vale pensar em comprar um lugar que tenha estrutura para ampliar a construção também.

Além disso, não deixe de analisar que o imóvel, no futuro, pode se tornar um investimento caso queira mudar para outro lugar. Invista em um imóvel que atenda às suas necessidades hoje e que poderá atender no amanhã tanto quanto.

Por fim, agora que já sabe como escolher o imóvel ideal, não esqueça que pode contar com a Bild, que possui diversas opções de empreendimentos e está à disposição para auxiliar nessa escolha!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário