fbpx

Como definir a melhor cor de parede para os seus ambientes

4 minutos para ler

Você sabia que a escolha adequada da cor de parede de sua casa é capaz de tornar o ambiente mais aconchegante e até mesmo interferir no humor das pessoas que passam por ele? Essa forte influência ocorre porque as cores possuem significados e, quando utilizadas da maneira correta, elas são capazes de refletir isso no cômodo.

Por esse motivo, resolvemos apresentar no post de hoje dicas de como definir a melhor cor de parede para a sua casa. Se você tem interesse no assunto e deseja saber mais, continue com a leitura do artigo!

Conheça os efeitos das cores

Como já mencionamos, as cores são capazes de influenciar, fortemente, o espaço em que estão sendo utilizadas. Dependendo do tom escolhido, é possível deixar o ambiente mais alegre, aconchegante, sóbrio e descontraído. Nesse sentido, ao escolher a opção para a sua casa, é importante conhecer os efeitos que as cores oferecem para aplicá-las corretamente em cada cômodo. Veja alguns exemplos!

1. Aumentar o ambiente

Em espaços pequenos, o ideal é apostar em cores claras, como branca, amarela, palha e demais tonalidades neutras. Elas oferecem sensação de conforto e ainda tornam o cômodo visualmente maior. É válido combiná-las com algumas cores mais intensas, proporcionando equilíbrio e alegria.

2. Alongar o espaço

Especialmente em cômodos quadrados, torne o ambiente mais alongado colocando duas paredes escuras, sendo uma de frente para a outra.

3. Diminuir o cômodo

No caso de cômodos muito compridos, a dica é aplicar uma coloração mais escura nas menores paredes do ambiente, proporcionando a sensação de que a distância entre elas é menor.

Defina uma paleta de cores principal

Outro ponto fundamental é conhecer os significados das cores e, assim, definir uma paleta principal para cada cômodo. Confira algumas opções:

  • banheiro: prefira as cores mais claras, que tornam o ambiente mais clean e aconchegante, como branca, palha e tons pastel;

  • cozinha: aqui, o ideal é apostar que cores que aguçam a fome e possuem um efeito estimulante, como amarela, vermelha e laranja;

  • quarto: por ser um ambiente de relaxamento e descanso, prefira cores que ofereçam sensação de conforto e tranquilidade, como branca e tons pastel (rosa, azul e amarelo bem clarinho, por exemplo);

  • sala de estar: considerada o espaço ideal para reunir a família e passar momentos especiais, escolha cores vibrantes, alegres e que, ao mesmo tempo, proporcionem aconchego, como verde, laranja, amarela, rosa, lilás e tons neutros.

Pense no estilo decorativo do ambiente

É de extrema importância que a cor escolhida harmonize com a decoração do ambiente. Por isso, antes de se decidir, liste todos os itens do cômodo e certifique-se de que o tom vai harmonizar com o estilo decorativo de sua casa.

Vale mencionar que você pode e deve buscar a harmonia entre diferentes tons, desde que o espaço não fique visualmente cansativo e pesado. Se possível, faça o teste com antecedência utilizando a paleta da cor escolhida próximo aos móveis e itens.

Utilize a sua criatividade

Por fim, não se esqueça de aplicar a sua personalidade em sua casa. Para isso, sempre dê preferência para as cores que você mais gosta e utilize a criatividade para decorar. É interessante buscar a harmonia e o contraste de estampas com diferentes tons, mas também é superbonito investir em uma paleta de tom sobre tom.

Pronto! Agora que você viu incríveis dicas para definir a melhor cor de parede para os seus ambientes, não perca tempo e comece agora mesmo a fazer os testes. Não se esqueça de que é uma maneira de tornar o seu apartamento ainda mais bonito e aconchegante!

Se você gostou da publicação, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos dicas para que eles também façam a melhor escolha. Até mais!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário