fbpx

Como criar o hábito de praticar esportes em seu dia a dia

4 minutos para ler

Sem tempo ou ânimo para praticar esportes e atividades físicas? Essas são desculpas comuns de quem tem a rotina recheada de compromissos. Para a maioria das pessoas, o desafio está em conseguir encaixar diferentes exercícios no dia a dia.

Sabemos disso e queremos provar que não é impossível manter o corpo em movimento. Para tanto, trouxemos dicas benéficas para quem quer emagrecer, tonificar os músculos ou ganhar mais qualidade de vida. Acompanhe e saiba como colocá-las em prática!

Mude a rotina no trabalho

Quem trabalha em empresas instaladas em grandes prédios sabe: é difícil resistir ao conforto e praticidade dos elevadores. Se é o seu caso, que tal começar a usar as escadas? Além de gastar energia, você trabalhará as panturrilhas e a região das coxas.

Tem intervalos no meio do expediente? Aproveite para relaxar um pouco e tirar o foco dos assuntos profissionais. Levante-se da cadeira, faça alongamentos e considere caminhar até um estabelecimento próximo do local de trabalho para pegar o próximo suco ou café.

São atitudes simples que ajudam a conciliar diferentes rotinas. Outra dica interessante é movimentar o corpo durante a execução de ações comuns no trabalho. Você pode, por exemplo, caminhar toda vez que estiver falando ao celular ou fazendo leituras de livros e apostilas.

Dance enquanto realiza os serviços domésticos

Acha chato o momento de limpar a residência? Então, procure deixá-lo mais divertido. Uma solução é colocar músicas animadas e dançar enquanto realiza a faxina dos ambientes. Na transição de um cômodo para outro, faça alongamentos, com a finalidade de relaxar o corpo e manter a postura adequada. Assim, será fácil manter a organização da casa e, de quebra, queimar algumas calorias.

Aproveite os intervalos cotidianos para praticar esportes

De tempos em tempos, precisamos procurar serviços dos bancos, Correios e lotéricas ou comprar produtos em mercados, padarias e lojas. Portanto, nada mais inteligente que transformar essas necessidades em oportunidades para praticar corrida ou caminhada.

Dependendo da localização do seu imóvel, é possível fazer tudo sem o auxílio de um veículo. Sempre que for realizar um procedimento rápido ou uma compra pequena, vá a pé ou de bicicleta. Também não se estresse buscando a vaga perfeita quando utilizar o carro. Em vez disso, estacione e caminhe até o local desejado para se exercitar e, ainda, economizar tempo e combustível.

Procure academias e parques próximos da sua casa

Você não precisa se matricular na academia mais famosa da cidade ou se limitar às praças movimentadas. Afinal, buscar espaços e estabelecimentos distantes do local de moradia exige mais esforço e, consequentemente, gera novas desculpas para não praticar esportes.

Para espantar a preguiça e manter a motivação, procure serviços e parques próximos da sua residência. O contato com áreas verdes é benéfico para a saúde, portanto, desfrute dos espaços arborizados, seja caminhando ou brincando com seu pet.

Em meio à natureza, você se distrai e gasta energia sem perceber. Faça isso todas as manhãs para liberar endorfina e potencializar a sensação de bem-estar. Um banho revigorante após esse processo será a chave para começar o dia com mais disposição e com a produtividade em alta.

Considere morar em um condomínio com área de lazer

Se você é daquelas pessoas que não abrem mão da comodidade e liberdade para se mexer quando quiser, a saída é investir em um condomínio com área de lazer. Pesquise no mercado, afinal, vários empreendimentos são concebidos para oferecer infraestrutura completa aos proprietários.

Você poderá aproveitar as áreas verdes e as quadras para praticar alguma modalidade esportiva, correr ou caminhar. Se busca um exercício com menos impacto, deve apostar na piscina para fazer hidroginástica ou natação. Já o ambiente tradicional de academia pode ser obtido com os aparelhos e equipamentos presentes nos prédios.

Por fim, se você costuma maratonar séries e filmes, jamais deixe de fazer intervalos para se levantar do sofá, esticar o corpo e beber água. Essas pausas são importantes para manter o bom funcionamento do organismo, especialmente naqueles dias em que não for possível praticar esportes.

Agora, se nosso artigo trouxe incentivos para você manter uma vida mais ativa, compartilhe-o nas redes sociais. Seus amigos e familiares, com certeza, vão tirar proveito das dicas!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário