fbpx

Como a proximidade de áreas verdes impacta sua saúde?

3 minutos para ler

Não é nenhuma novidade os inúmeros benefícios que uma vida mais calma e próxima à áreas verdes trazem para nossa vida. Antigamente, o fator mais relevante na hora de escolher um bom lugar pra morar era a opção de comércios na região, escolas e pontos de ônibus, por exemplo, mas hoje em dia a procura por áreas verdes tem sido cada vez maior.

Além de melhorar a qualidade de vida, essa mudança também pode ser notada na saúde física e mental, contrariando o senso comum anterior de que morar em áreas urbanas traria mais conforto e comodidade.

Antigamente era necessário se mudar para cidades menores para obter essa qualidade de vida, mas hoje em dia os empreendimentos estão priorizando cada vez mais as áreas verdes, proporcionando os benefícios de uma vida no interior, mas com as facilidades da cidade grande. Confira abaixo as principais vantagens dessa mudança!

Qualidade do ar

Um dos benefícios mais conhecidos e procurados ao escolher regiões com área verde para viver, é a qualidade do ar. As árvores, ao realizar o processo de fotossíntese, produzem oxigênio, reduzindo assim os gases do efeito estufa, além de absorver e filtrar grande parte dos elementos tóxicos, como manganês e enxofre, que ficam retidos nos troncos das árvores.

Diminuição da temperatura

A diferença de temperatura ambiente é bem perceptível em regiões arborizadas, isso ocorre pelo processo de evapotranspiração sofrido pelas plantas, que além da temperatura, ajudam também na umidade do ar. A copa das árvores também tem um importante papel nesse tópico, pois elas refletem uma parte da radiação solar que, caso incidissem diretamente no solo asfaltado, seria transformada em calor.

Impacto positivo na saúde

“Viver a menos de 500 metros de um parque reduz em quase 30% o risco de enfarte cerebral ou enfarte do miocárdio”, de acordo com o Dr. Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP. Além disso, viver em áreas arborizadas reduz o risco de câncer no pulmão, quadro de ansiedade e depressão.

Diminuição da poluição sonora

As árvores servem como uma espécie de barreira natural do som, pois o mesmo se propaga pelo ar, contribuindo assim com a diminuição da poluição sonora. Essa diferença pode ser notada até na qualidade do sono, pois a diminuição dos ruídos ajudam a atingir o sono profundo e o merecido descanso.

A lista de benefícios é extensa, mas essas são algumas das principais diferenças notadas no dia a dia de quem vive em regiões rodeadas de área verde. Hoje em dia, podemos notar que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com esse ponto e isso se deve a exaustão causada pela rotina muito agitada e barulhenta.

Quem mora em uma avenida movimentada, provavelmente apresenta um comportamento mais explosivo e aparência cansada do que quem vive em um bairro mais calmo, próximo a um parque ou no interior, por exemplo.

Agora que você já sabe os maiores benefícios que morar perto de áreas verdes pode proporcionar, leve em consideração esse ponto na hora de escolher um lugar para viver! Conheça também as vantagens de morar no interior!

Posts relacionados

Deixe um comentário