Quando um ano novo começa, com ele chegam as novas vibrações e a vontade de fazer com que os próximos 365 dias sejam inesquecíveis. Ou seja, é hora de fazer planos! Um dos tópicos que geralmente é campeão da lista de resolução é: organizar a vida financeira.
Seja para sair do vermelho, passar a ter mais controle dos gastos e receitas, comprar algum bem material ou começar com os investimentos, uma boa gestão financeira não acontece sem atitude e planejamento.
Então, já que o clima é de mudança, que tal começar 2019 investindo tempo na sua vida
financeira?
Para quem não está acostumado, o começo pode parecer um pouco complicado e monótono, mas a verdade é que depois de um tempo você pega o jeito e cada setor dos gastos passa a ser um prazer – principalmente quando os resultados bons começam a surgir.
Se você está com essa meta para 2019, mas está perdido, fique tranquilo. Separamos cinco dicas para te ajudar! Veja:
1 – Controle total
Para controlar bem suas finanças, não tem jeito: é necessário saber exatamente quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai e para onde ele está indo. Tenha controle e consciência de cada um dos seus gastos. Lembre-se: todos os gastos são importantes, até aquela minicompra na padaria. As planilhas são ótimas aliadas para te ajudar e podem ser tanto virtuais quanto no bom e velho papel.
2 – Repense suas finanças
Depois que você começar a controlar os seus gastos, automaticamente irá perceber quais são realmente necessários e quais não são. E, mais do que isso, conseguirá ter uma noção real do seu próprio dinheiro. Despesas consideradas desnecessárias podem ser o grande causador dos seus problemas financeiros. Repensando suas finanças, você pode transformar sua realidade e a sua relação com o dinheiro.
3 – Separe um dinheiro para poupar
Antes de dizer que essa tarefa é impossível, já adiantamos que ninguém começa a poupar quantias exorbitantes mensalmente. Comece com quanto puder, ainda que seja R$ 10, R$ 20… Acredite, nesse caso o mais importante é adquirir o hábito de economizar. Com o tempo, suas escolhas financeiras vão se tornando cada vez melhores e, automaticamente, você já estará reservando uma boa parte para poupar.
4 – Comece o ano com as contas tradicionais pagas
Chega janeiro e a gente já sabe: tem IPTU, IPVA, matrícula de escola, material escolar… Não importa o que acontece: todo início de ano é a mesma coisa. Por isso, comece diferente. Já deixe essas contas quitadas. Uma boa forma de fazer isso é usando seu 13o de maneira inteligente.
5 – Não esqueça do lazer
Sempre que se fala em controle financeiro, parece que a vida vai ser chata e cheia de privações. Nada disso! O lazer é importante para você e sua família. Porém, faça escolhas inteligentes com planejamento. Você vai ver o quanto isso irá refletir no fechamento mensal de suas finanças.
Desejamos um ótimo ano para você, com a vida financeira em dia! 😉