fbpx

É possível usar FGTS em casa própria financiada pelo SBPE?

6 minutos para ler

O mercado imobiliário foi um dos segmentos que lidou melhor diante das consequências geradas pela recente pandemia de coronavírus, por isso diversas pessoas estão pensando em realocar seu capital e fazer um investimento no setor. Diante desse cenário, saber se é possível usar FGTS em casa própria financiada pelo SBPE é essencial.

A partir de um pouco mais de conhecimento sobre o tema e fazendo um simples planejamento financeiro, você pode conseguir financiar o imóvel que deseja, com total segurança e sem minar seu orçamento no final do mês. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

O que é o SBPE e como ele funciona?

O SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) nada mais é do que uma linha de financiamentos, cujas diretrizes e orientações são decididas pelo Banco Central do Brasil. E, como o próprio nome já diz, o sistema utiliza, capta e direciona os recursos das cadernetas de poupança para créditos imobiliários.

Em outras palavras, os bancos e as instituições financeiras que fazem parte do SBPE são obrigados a destinar um percentual do montante que possuem em suas contas de cadernetas de poupança para o financiamento de propriedades. Por isso, o sistema é considerado um dos grandes pilares do setor no país.

Vale ressaltar que até mesmo as poupanças compulsórias, como é o caso do famoso FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), devem entrar nessa equação. Elas também financiam o SBPE, o qual pode ser aproveitado para a compra de imóveis e até de terrenos, usados para finalidades de residência ou comércio.

Posso usar o FGTS em imóveis financiados pelo SBPE?

Em linhas gerais, a utilização do saldo do FGTS no processo de aquisição do imóvel é possível, desde que algumas regras sejam observadas. Se você cumprir os requisitos básicos, como tempo mínimo de contribuição, pode usar o fundo para a amortização de prestações do financiamento imobiliário ou liquidação do saldo devedor.

Para as unidades na obra, é preciso estar atento quanto a alguns detalhes. A utilização do FGTS não é permitida durante o período da construção, pois nessa fase ainda não há a possibilidade de financiar a casa ou o apartamento. No entanto, existe a possibilidade de fazer isso posteriormente, da mesma forma, a fim de quitar parcelas ou o resto do débito.

Como se planejar financeiramente para conquistar a casa própria?

Agora que você já entendeu um pouco melhor se é viável utilizar o FGTS em casa própria financiada pelo SBPE, deve estar pensando em usar o seu saldo para realizar essa conquista, não é mesmo? Sendo assim, separamos algumas dicas úteis para que possa se planejar financeiramente. Confira!

Organize bem as suas finanças

O primeiro passo para se planejar financeiramente e conquistar a casa própria consiste em organizar bem as suas finanças. Afinal, esse é um investimento de grande porte, e você não pode planejar a mudança ou sonhar com um imóvel incrível se não fizer, com maestria, o básico que permitirá a realização dessa aquisição.

Talvez seja essencial mudar a sua atitude em relação ao uso das suas economias, pois você pode estar lidando de maneira pouco efetiva com o dinheiro. Portanto, foque na aquisição maior, deixando de lado pequenas despesas desnecessárias, como TV a cabo, mensalidades de serviços que não usa frequentemente e assim por diante.

Tenha uma planilha de controle

Fazer uma planilha de controle também se mostra uma excelente estratégia para quem está pensando em investir no mercado imobiliário. Afinal, você já deve ter ouvido falar que é muito mais eficiente colocar as nossas metas e os objetivos no papel ou, em tempos modernos como os de hoje, no computador e em apps de celular.

Não importa muito se as planilhas são físicas ou digitais: elas serão poderosas aliadas do seu fluxo financeiro. Com o passar do tempo e a inclusão de dados mais detalhados, essa será uma excelente ferramenta de comparação e avaliação, para que possa observar melhor de onde vem e para aonde vai o seu dinheiro.

Poupe quanto dinheiro conseguir

Agora que você já está um pouco mais organizado e controlado, chegou a hora de apertar o cinto e poupar quanto dinheiro conseguir. Essa quantia vai ajudar não apenas a ter uma maior tranquilidade para pagar as prestações de um futuro financiamento imobiliário, como também pode contribuir para uma entrada robusta.

Além de cortar os desperdícios, como falamos acima, talvez seja o momento de conversar com seu cônjuge e até com seus filhos, pois todos precisam ajudar nessa conquista. Você pode adotar ações simples, mas valiosas: que tal, em vez de comer fora em um restaurante, juntar todos para a elaboração de uma deliciosa receita, por exemplo?

Veja as possibilidades de financiamento

Para quem está pensando em comprar apartamento ou casa, verificar quais são as possibilidades de financiamento disponíveis é uma ação primordial. Felizmente, ao longo dos anos, o mercado foi se adaptando e dispõe atualmente de alternativas vantajosas e interessantes nas mais variadas faixas de preço.

Os bancos e as instituições financeiras oferecem diferentes tipos de crédito, cada qual com suas taxas, seus juros e suas características. Os clientes antigos, sobretudo os que têm empregos sólidos, costumam receber muitos benefícios. Cogite também comprar direto com a construtora: essa é uma tendência que vem se mostrando extremamente vantajosa!

Como a Bild pode ajudar na conquista da casa própria

A Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora com amplo conhecimento e expertise no mercado imobiliário, portanto, pode ajudar você na conquista da sua casa própria. A empesa é especializada em imóveis de alto padrão, focando na qualidade de vida e no bem-estar dos clientes.

Os produtos da Bild estão em perfeita consonância com os padrões de exigência da construção civil moderna, sejam eles nacionais, sejam eles internacionais, passando por auditorias frequentes para a renovação de seus certificados. Dessa forma, você tem a certeza de fazer um excepcional investimento, que trará excelentes retornos no futuro.

Gostou de aprender se é possível usar o FGTS em casa própria financiada pelo SBPE? Tem interesse em adquirir um imóvel de uma empresa com total expertise no segmento? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário