fbpx

Casa inteligente: como a tecnologia está facilitando o dia a dia?

4 minutos para ler

O século 20 foi um período de transformações com foco no conforto, bem-estar e praticidade das pessoas. Atualmente, na Era Digital, percebemos o quanto esses avanços também podem ser aplicados dentro dos nossos lares.

Você sabe como a tecnologia — e a Internet das Coisas, mais especificamente — pode transformar a sua casa ou o seu apartamento em um lar inteligente? E o melhor: você sabe o que essas soluções podem fazer pelo seu bem-estar?

Confira o post e aprenda como a tecnologia pode facilitar o dia a dia por meio de uma casa inteligente!

O que é uma casa inteligente?

Não é novidade que as funcionalidades da internet de dez anos atrás foram completamente aprimoradas. O conceito agora está na integração de mais avanços para que tenhamos uma rotina ainda mais dinâmica, produtiva e facilitada.

Em uma casa inteligente, a Internet das Coisas — ou IoT, sigla para o termo Internet of Things — pode conectar você com o aparelho de ar-condicionado, com a iluminação e até mesmo com a sua geladeira!

Ou seja, muitos dos dispositivos, hoje em dia, são conectáveis e interativos, recebendo e enviando dados para atender as nossas demandas. Você pode estar de férias em outro país e checar o interior da sua casa, remotamente, a partir de câmeras de segurança. Ou mesmo checar a sua lista de compras com base nos itens da sua geladeira.

Esse mercado está em contínua expansão e a casa inteligente pode render muitas vantagens para os seus moradores.

Quais são as vantagens de uma casa inteligente?

A Internet das Coisas nos aproximou de um conceito amplo de automação residencial. E isso pode construir, gradativamente, uma ideia de elegância que se estende à decoração das paredes e dos cômodos.

Praticidade e conveniência são qualidades indispensáveis para o lar. Confira, nos próximos tópicos, algumas das vantagens que a casa inteligente tem a oferecer.

Entretenimento inteligente

Áudio e vídeo podem ser acessados remotamente por meio de aplicativos e controles universais. Você pode climatizar um ambiente sem estar nele, aumentar o volume de uma canção que esteja tocando no rádio, por meio do seu smartphone, e até mesmo criar uma iluminação intimista com um controle que também sobe e desce as cortinas.

Segurança

Ficou mais fácil manter controle sobre o que acontece na sua casa. Podendo monitorar os seus eletroeletrônicos à distância, uma câmera de segurança facilita a sua vida.

Sem falar nos sistemas de alarmes integrados que notificam você a respeito de qualquer atividade suspeita, evitando que você ou a sua família sejam pegos desprevenidos.

Economia

A economia é de tempo, principalmente, pois a casa inteligente é baseada na automação de tarefas. O resultado é que você se esforça menos para obter o resultado desejado. Conveniente, não?

Quais recursos uma casa inteligente pode oferecer?

A casa inteligente oferece facilidades múltiplas para todos os moradores — incluindo o animal de estimação. Estes são alguns dos principais recursos utilizados atualmente:

  • iluminação pré-programada para cada tipo de situação ou ambiente (intimista, por exemplo, ou ainda mais baixa para assistir à programação da TV);
  • controle por biometria, agregando mais praticidade — ninguém mais vai perder as chaves — e segurança para o lar;
  • eletrodomésticos mais versáteis, como a geladeira — você pode cadastrar os alimentos e ela avisa quando eles estão perto do vencimento, por exemplo;
  • sistemas de alarme wireless;
  • ajuste remoto de temperatura;
  • manutenção automatizada da piscina.

Existem ainda muitas outras possibilidades, para construir uma casa inteligente; estamos apenas testemunhando o princípio dessa revolução.

Para saber o que mais esse futuro integrado e digital tem a oferecer a você na composição do seu lar, siga os nossos perfis nas redes sociais — Estamos no Instagram, Pinterest, Facebook e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário