fbpx

Cantinho do estudo: descubra como montar um através dessas dicas!

7 minutos para ler

É fato que a importância do cantinho do estudo da criança ou adolescente é fundamental para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. 

Assim, esse espaço pode ser organizado tanto no quarto, no escritório, e até mesmo em alguma parede vazia da sala. Basta fazer um planejamento financeiro familiar que o projeto sai do papel!

O importante é que a pessoa possa ter privacidade para estudar e que este lugar seja adequado para as necessidades de cada um. E existem várias maneiras de criar um ambiente ideal e confortável para esse fim, desde uma ornamentação mais barata até uma mais sofisticada.

E para ajudar você com isso, selecionamos dicas necessárias de como montar o cantinho do estudo perfeito e que se adeque às necessidades de seus filhos. Confira!

Dicas de como montar um bom cantinho do estudo

O primeiro passo é descobrir onde será o cantinho do estudo. Você pode decidir isso com base em lugares da casa que tenham menos barulhos e distrações, por exemplo.

Uma dica é separar um cômodo para organizar o espaço para estudos, de modo que fique em um lugar separado do quarto. Isso porque, no quarto, as distrações são maiores, visto que é um lugar já conhecido para lazer e descanso. Sabe aquele cômodo ou espaço que está parado ou tem pouco uso aí na sua casa? Aproveite-o!

No entanto, caso não haja essa possibilidade, use o próprio quarto da criança ou adolescente e até mesmo a sala. Afinal, com a ajuda de certos organizadores e móveis planejados, por exemplo, você consegue dar uma cara nova ao local e deixar um espaço dedicado apenas aos estudos.

A seguir, veja nossas principais dicas para organizar o cantinho do estudo para seus filhos!

Placas de Eucatex para organização

Eucatex é um material de chapa, no qual a face superior é lisa e a inferior é corrugada. É muito indicado para usar na fabricação de móveis residenciais e, principalmente, de escritórios. Por isso, as placas de Eucatex ganharam espaço na organização de ambientes dedicados ao trabalho e estudos, por exemplo.

Com elas, é possível deixar o cantinho do estudo muito mais acessível aos “penduricalhos”. Isso porque essas placas permitem que objetos como quadros, prateleiras, calendários de parede, fotografias, entre outros, sejam pendurados. 

Ou seja, são usadas, muitas vezes, encostadas ou pregadas na parede, como em cima da escrivaninha, e com os objetos suspensos e organizados em seus furos. Além disso, caso o objetivo seja deixar o ambiente mais alegre, vale pintar as placas. Assim, tudo fica mais decorado e com personalidade.

Móveis planejados

Os móveis planejados, além de estarem em alta no mercado, são perfeitos para deixar o espaço mais funcional, organizado e compacto. Além disso, são excelentes alternativas para lugares menores, como quando o cantinho do estudo é alocado no próprio quarto.

Dessa forma, é possível aproveitar cada espacinho do lugar com o planejamento dos móveis, como bancadas, escrivaninha, gavetas, prateleiras, estantes, nichos, entre outros. 

Ainda, outra vantagem é justamente poder deixar tudo do jeitinho que você quiser, afinal, serão planejados especificamente para aquele ambiente.

Organização suspensa

Uma dica interessante é apostar na organização suspensa, principalmente para quem deseja manter o cantinho do estudo organizado com mais eficiência. Sabe aquelas decorações com murais na parede? Então!

Os murais são ideias ótimas tanto para manter um clima mais criativo na decoração quanto para pendurar recipientes de organização. Eles podem ser de plástico, metal ou cortiça. E os objetos de estudos, como lápis, cadernos, tesouras, colas, canetinhas, entre outros, poderão ser depositados nesses recipientes. Aliás, fica uma graça!

Uma forma de fazer isso é inserir prateleiras de diferentes modelos, em cubo, arredondadas, retangulares, para colocar porta-canetas e objetos de estudos.

Organizadores

Por falar nessa questão de manter a ordem no lugar, você sabe para que servem os organizadores? Exatamente para isso! Na hora de estudar, crianças e adolescentes (até mesmo os adultos) costumam fazer aquela baguncinha, não é mesmo? Um jeito de evitar isso é apostar em organizadores.

O mais legal dessa ideia é justamente poder utilizar a criatividade e reutilizar materiais de sucata, por exemplo. Sabe aquelas latas de leite ou de achocolatado? Use e abuse das dicas de “faça você mesmo” disponíveis na internet e transforme-as em organizadores de lápis de cor.

Caso goste de itens personalizados, você pode encomendar organizadores que combinem com a temática e decoração do quarto do seu filho, com as iniciais dele. Tenho certeza que ficará um charme a mais na organização.

Iluminação

A iluminação é uma questão de muita importância para o cantinho do estudo. O ideal é que o cômodo destinado a este fim seja o mais arejado possível, bem iluminado pela luz natural. Então, considere isso na hora de posicionar os móveis para que a luz de fora seja melhor aproveitada.

Porém, é recomendável cuidado quanto a isso também, uma vez que a incidência solar muito direta, além de fazer mal aos olhos, também prejudica a pele. Sem contar que esquenta muito o ambiente, dificultando a concentração nos estudos. Para evitar essas questões, a dica é apostar em cortinas ou persianas translúcidas.

Ainda que o ambiente seja bem iluminado pela luz solar, há a necessidade de complementar a iluminação com outros acessórios, certo? Para isso, não esqueça de analisar a temperatura de cor das lâmpadas.

As mais frias e azuladas provocam o despertamento e atenção, mas também são desconfortáveis aos olhos. As luzes mais quentes e amareladas, embora sejam mais confortáveis, não ajudam na hora da leitura, por exemplo. Dessa forma, prefira luzes neutras ou brancas, pois não incomodam a visão e ainda clareiam bem o espaço.

Nesse sentido, as lâmpadas em LED são mais econômicas, duram mais e incomodam menos. Outra dica é apostar em abajures e luminárias, pois são bem úteis para deixar certo local mais iluminado que outro.

Barras com ganchos

Sabe os “penduricalhos” que mencionamos? Uma forma de deixá-los mais organizados é utilizando barras com ganhos. Inclusive, dá para adotá-las na própria placa Eucatex. As barras possuem ganchos que são perpassados nos furos de baldinhos, para deixá-los pendurados. 

Os baldinhos podem ser de plástico ou alumínio, por exemplo. Você pode também utilizar latas de leite para isso, bastando fazer os furos nas laterais. Além de deixar o ambiente mais criativo, ainda ajuda na acessibilidade de encontrar pequenas miudezas, como apontadores, borrachas, clipes, giz de cera, entre outras.

E aí? Já anotou as dicas que mais gostou para montar o cantinho do estudo perfeito? Esperamos ter ajudado nisso!deal para isso, já considerou investir no imóvel dos sonhos? Saiba que pode contar com a Bild como uma parceira confiável na hora de investir ou comprar seu imóvel. E caso tenha dúvidas sobre investi

Aliás, se na sua casa ainda não tem aquele cômodo imentos imobiliários, entre em contato agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário