O café é uma bebida que não falta no lar dos brasileiros. Ao acordar, pela manhã, nada mais agradável e revigorante do que iniciar o dia com um café quentinho e feito na hora. Mas não importa o horário, ele é sempre bem-vindo.
Algumas pessoas fazem questão de preparar um cantinho de café na cozinha ou em outro local do imóvel. Decorá-lo garante que o momento do cafezinho seja ainda mais prazeroso.
Diante disso, elencamos algumas dicas para que você monte o seu cantinho do café na cozinha ou em outro ambiente, do seu jeito, tornando esse momento ainda mais agradável. Confira!
O que é um cantinho para o café?
É um local da residência preparado especialmente para o momento de saborear aquele cafezinho — que pode ser a qualquer hora do dia. Há quem prefira eleger outros lugares do apartamento, fora a cozinha, como um cantinho da sala. Isso fica a critério de cada um.
Basta um pequeno espaço, onde possa decorá-lo, pintando ou aplicando papel de parede, se você quiser, para realçá-lo e deixá-lo ainda mais charmoso. O investimento é mínimo. Só precisa mesmo de um aparador ou uma mesa e alguns objetos para deixá-lo com a sua cara, ou seja, personalizado.
Em relação às máquinas, muitos estão aderindo às do café em cápsula. No entanto, vale qualquer aparato, desde que permita degustar essa bebida tão apreciada. Há quem também prefira os moedores de grãos de café e, ainda, apreciadores da bebida de todo tipo.
Como organizar esse espaço no apartamento?
Para que você tenha sucesso nessa empreitada, preparamos algumas dicas. Confira!
1. Escolha o espaço para o cantinho do café na cozinha
O espaço pode ser onde você quiser, mas geralmente, é na cozinha, mesmo em decorações com conceito aberto. Porém, pode ser na sala de jantar, no hall do corredor ou na sala de estar. O interessante é que seja um lugar de fácil acesso.
Aliás, é o tamanho do ambiente determinará como você vai decorá-lo, como os móveis que serão usados, a cor da parede e os utensílios. O projeto depende do espaço reservado para ele, e o que você ambiciona em relação a esse ambiente.
2. Pense em um estilo para decorar
Se você tem um estilo de sua preferência, aposte nele. Pode ser vintage, moderno, rústico, isso vai do gosto de cada um. É possível até uma combinação de estilos, o que pode deixar o espaço bem aconchegante e cheio de charme, agradando a todos que moram no local.
3. Escolha os móveis e acessórios
Você pode reformar móveis antigos, dando um aspecto vintage, com cores mais alegres, ou mesmo, comprá-los novos, de forma que tudo fique bem decorado e harmonizado. O ambiente deve ter uma bancada ou mesa com banquinhos, que podem ser encaixados embaixo dela.
Um pequeno armário, em que você possa guardar os utensílios, como xícaras, pratinhos e tudo mais que pode acompanhar o café, é essencial. Você pode, também, manter a máquina de café sobre a mesa, dando um toque todo especial ao local — no mercado, existem máquinas com designs bem interessantes e que contribuem com a decoração.
Para isso, você pode contar com a ajuda de um designer de interiores que, certamente, garantirá a melhor forma de decoração. Um benefício de ter a ajuda desse profissional é assegurar que o cantinho do café ficará da melhor maneira, sem a necessidade de correr atrás de tudo.
4. Use a criatividade
Quanto mais criatividade houver nesse espaço, mais interessante ele ficará. Por isso, deixe a imaginação fluir.
Uma dica é colocar adesivo preto, ou mesmo, aquela tinta que simula uma lousa. Você pode usá-la para escrever com giz alguma receita. Isso tem sido muito adotado e deixa os ambientes bem descolados.
Outra sugestão é compor o espaço com quadrinhos, na parede, relacionados ao café ou com frases motivadoras. O cantinho se torna bem charmoso e agradável.
5. Opte pela cozinha
Apesar de outros lugares poderem ter um cantinho para o café, cozinha permanece sendo a melhor opção. Especialmente, se for um imóvel com conceito aberto. Afinal, é nesse cômodo que há pia, fogão e outros fatores que tornam mais cômoda e atraente essa alternativa.
6. Escolha pequenos espaços
O ideal é que seja um ambiente pequeno, visto que são necessários poucos utensílios e móveis. Uma boa dica é a mobília planejada, uma vez que os projetos têm como uma de suas finalidades otimizar os espaços.
Além disso, um espaço pequeno para o café promove ao local um ar intimista e aconchegante, em que você, sua família e visitas se sintam bem.
7. Invista em prateleiras
As prateleiras são muito práticas e, para esse projeto, podem ser extremamente úteis. Elas são versáteis, podem ser instaladas de diversas formas, garantindo um local bem organizado.
Existem vários tipos de prateleiras e de diversos tamanhos no mercado. O ideal é estudar bem o local e colocá-las de forma que o espaço seja bem aproveitado.
8. Aposte na cor
As cores são uma forma de separar e destacar o cantinho do café, e funcionam como verdadeiros coringas, quando o assunto é transformar ambientes. Você pode usar tons fortes, como amarelo, vermelho e laranja, ou neutros, como branco e preto. Isso pode ser feito com apenas uma demão de tinta — bem prático.
9. Escolha os seus equipamentos
O mais importante para montar esse ambiente tão especial é o café, certo? Para prepará-lo, é essencial escolher uma boa máquina. Mas existem tantos tipos e fabricantes, qual a melhor opção?
Tenha aquela que você goste mais e conheça previamente. Outro equipamento muito utilizado por alguns amantes da bebida é a balança de cafés, que garante a precisão. Ela ajuda a colocar a medida ideal de pó ou grãos para o preparo de um cafezinho saboroso.
Como você conferiu, neste conteúdo, que ter um cantinho do café na cozinha vai garantir um prazer muito maior na hora de saborear essa bebida tão apreciada por todos nós!
Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e dê essa excelente sugestão aos seus amigos.