fbpx

Cachorro em apartamento: o que considerar antes de ter um?

6 minutos para ler

Os animais de estimação estão ganhando mais espaço nas sociedades modernas, uma vez que oferecem companhia, afeto e um pouco mais de tranquilidade para o estilo de vida tão estressante e complexo dos dias de hoje. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo mostrando o que considerar antes de ter um cachorro em apartamento.

O “melhor amigo do homem” pode ter temperamentos bastante distintos de acordo com a raça e a própria criação, o que faz com seja desafiador contar com um ambiente que realmente possa trazer conforto e promover uma boa qualidade de vida ao pet. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

Você tem o tempo necessário para isso?

Umas das primeiras questões que você deve analisar antes de ter um cachorro em apartamento é se você tem, realmente, o tempo necessário para isso! Afinal, trata-se de um ser vivo e social, com diversas demandas e necessidades, que estarão centradas na figura do tutor, o qual ele considerará como um ser imprescindível.

Mais do que ter alguns minutos diários para levar o seu pet para passear, você terá que observar as características da raça, as demandas que ela impõe e o nível de energia do seu novo melhor amigo. Enquanto shi-tzus ficam tranquilos dentro de um apartamento, por exemplo, dálmatas e labradores precisam correr e brincar por aí.

Pessoas com um estilo de vida muito atarefado e que tendem a passar o dia todo no trabalho, devem refletir bastante sobre essa escolha. Alguns cães podem ficar bastante deprimidos se passarem muito tempo sozinhos e, como consequência, poderão descontar no seu sofá, mesa da sala ou cama, acabando com a sua decoração.

Qual é o porte do animal que você deseja?

Também não dá para considerar ter um cachorro no apartamento sem levar em conta qual é o porte do anima. Afinal, existem diversas variações na espécie e, enquanto alguns exemplares, como Chihuahua, podem ficar com apenas cerca de três quilos na fase adulta, outros, como o Dogue Alemão, podem ultrapassar facilmente os 60 kg!

Logicamente, raças gigantes não tendem a ser a melhor escolha para quem vive em um apartamento. Isso não quer dizer que você precise apostar apenas nos pets muito pequenos, mas o fato é que eles, sobretudo os que contam com temperamentos mais moderados, costumam ser a escolha mais acertada para prédios e condomínios.

O condomínio tem estrutura para cachorros?

Pouco adianta encontrar um imóvel pronto para morar e que se encaixe perfeitamente naquilo que você busca, se o condomínio no qual ele está inserido não tiver uma estrutura que atenda às suas demandas e necessidades. O seu animal de estimação poderá ter um estilo de vida muito mais satisfatório se houver espaços livres.

Muitos empreendimentos residenciais, especialmente os de melhor qualidade e feitos pelas melhores construtoras, costumam ter diversos itens de lazer e uma infraestrutura que proporciona bem estar aos moradores. Ruas amplas, iluminadas e arborizadas permitem passeios constantes e os sistemas de vigilância dão total tranquilidade, mesmo que você deseje fazer isso apenas à noite.

Não podemos deixar de falar dos espaços pet, uma tendência que vem fazendo bastante sucesso no mercado imobiliário recente. São áreas voltadas especificamente para cães, gatos e outros bichos, nas quais eles podem circular com menor restrição e gastar toda a energia que acumularam ao longo do dia, dentro de casa. 

O apartamento está preparado para ter um cão?

Você resolveu sair do aluguel e comprar um imóvel para viver com sua família? Por mais que essa seja uma decisão bastante sábia e possa trazer muito mais segurança financeira para a sua rotina, é preciso considerar alguns pontos antes de tomar a decisão. E, definitivamente, o fato de ter ou não um cachorro deve entrar nessa equação.

O interior da unidade deve ser preparado e adaptado, considerando as demandas, necessidades e a raça do seu pet. Lembre-se, por exemplo, que ele precisa de um local para comer e outro para fazer suas necessidades, que não devem, por sua vez, estar próximos. Para acomodar seu bichinho, você pode usar sua sacada, se for coberta e tiver telas de proteção, ou área de serviço.

Você sabe o que fazer para educar o seu pet?

Por mais inteligentes e carinhosos que os cães sejam com os humanos, eles precisam de direcionamentos e educação para que possam viver felizes, explorando todo o seu potencial. Algumas pessoas acham que isso é muito simples e intuitivo de ser feito, mas o fato é que, mais uma vez, algumas raças demandam mais atenção do que outras.

Eventualmente, até o simples latido de um cachorro pode ser bastante incômodo ou assustador para os vizinhos. Antes de tomar uma decisão, você deve pesquisar bastante e conversar com quem já viveu essa experiência. E, se for o caso, não hesite em contratar um adestrador profissional.

Também vale ver dicas na internet e comprar utensílios que lhe ajudem com essa tarefa, como tapetes higiênicos para as necessidades do bichano, sprays com odores para borrifar onde devem ou não fazer xixi.

Quais as práticas do condomínio sobre animais de estimação?

Esse é um tema que ainda causa bastante controvérsia no mercado imobiliário. No entanto, é preciso ressaltar que nenhum síndico ou normatização local pode proibir a permanência de cachorros em apartamentos, de acordo com a nossa Constituição Federal, que é soberana.

O fato é que você deve priorizar empreendimentos residenciais que respeitem e estejam em sintonia com essa situação, respeitando o bem-estar dos animais e dos próprios moradores, que precisam conviver em harmonia e sem complicações. Áreas externas bem preservadas e disponíveis, como dissemos, são um importante diferencial.

E agora, já sabe o que considerar antes de ter um cachorro em apartamento? Lembre-se que, antes de planejar a mudança, você precisa encontrar um condomínio feito por uma construtora com expertise no assunto! A Bild se preocupa com os bem-estar de todos os animais, tanto que alguns dos empreendimentos contam com um espaço exclusivo para os pets.

Agora que você já descobriu o que considerar antes de ter um cachorro em apartamento, basta escolher um lugar de qualidade, que possa proporcionar um estilo de vida saudável para você e seus animais de estimação! Quer descobrir as melhores escolhas do mercado? Então entre em contato com a Bild e veja as nossas incríveis opções!

Posts relacionados

Deixe um comentário