fbpx

As Hortaliças no Nosso Dia a Dia

2 minutos para ler

Dicas e cuidados para cultivar hortaliças dentro do nosso próprio lar

As hortaliças nada mais são do que vegetais que podem ser consumidos como alimentos. Elas podem ser folhas, raízes e até mesmo frutos. Tudo isso cultivado em hortas, canteiros e vasos pequenos.
Geralmente elas são classificadas em três grupos: hortaliças tuberosas, herbáceas e hortaliça-fruto. Esses grupos são definidos dependendo de qual parte da hortaliça a gente consome.
O seu apê é um ótimo lugar para começar o plantio de hortaliças, mas, para isso, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como o que plantar em cada ambiente. Vamos entender mais sobre isso?

Hortaliças que precisam de sol 🌞

Alimentos como o tomate, por exemplo, gostam de locais arejados e com exposição ao sol (cerca de 4 horas diárias). E ele não é o único: alecrim, hortelã, manjericão e alface são outros exemplos que também necessitam ficar expostos ao sol.

Hortaliças que vivem bem na sombra 🌤️

Apesar do sol ser essencial, algumas dessas hortaliças resistem muito bem na sombra, com luz indireta. A rúcula, por exemplo, que é uma folha de cultivo rápido, vive melhor em lugares fechados.
Da mesma forma a menta, ervilha, espinafre e pimenta, como muitos outros.

Outros cuidados 🍂

Lembre-se que você deve sempre tirar folhas amarelas, regar e tomar muito cuidado com pragas. Já abelhas, minhocas e joaninhas são muito bem-vindas nesse ambiente, pois são essenciais para uma terra mais fértil.

O cultivo de hortaliças é ótimo para aliviar o estresse e traz para sua comida um tempero muito mais refinado e livre de agrotóxicos que podem, eventualmente, estar presentes nesses produtos em alguns pontos comerciais. Ter uma horta por perto é prazeroso e vantajoso para seu dia a dia.

Tenta e depois conta pra gente! 😉

 

Posts relacionados

Deixe um comentário