8 espécies de árvores frutíferas que você pode cultivar em casa

6 minutos para ler

Quem não gosta de frequentar um ambiente com plantas? Talvez elas sejam os elementos decorativos mais versáteis porque harmonizam com todo tipo de projeto, do clássico ao contemporâneo. Se você está à procura de novas espécies, vai gostar de incluir algumas árvores frutíferas nessa lista.

O nome pode assustar um pouco, afinal, remete a uma vegetação bem desenvolvida. Mas saiba que é possível adaptar o cultivo para garantir exemplares de pequeno porte. Ou seja, mesmo quem mora em apartamento compacto pode brincar de jardinagem e provar delícias naturais em diversas épocas do ano.

Ficou com vontade de testar? Então, continue a leitura do artigo para obter as melhores dicas e conhecer 8 espécies que você pode cultivar em casa!

Benefícios das árvores frutíferas

Como muitas plantas, as espécies que produzem frutos ajudam a melhorar a qualidade do ar. O processo ocorre por meio da absorção das partículas de poeira e outras substâncias, tornando a atmosfera interna mais limpa e agradável.

Essa purificação traz frescor e promove sensação de bem-estar a todos os moradores. Outro benefício de peso está na oferta de alimento orgânico para você saborear direto do pé, usar em várias receitas ou presentear pessoas queridas.

Dependendo de seu tamanho e da densidade das folhas, as espécies frutíferas também podem atuar como barreiras naturais contra ventos e ruídos. Assim, basta posicioná-las perto das principais aberturas para que favoreçam o conforto térmico e acústico da residência.

Cabe destacar que boa parte dessas árvores precisam de algumas horas de sol. Então, o ideal é mantê-las em uma área externa ou em locais que ficam expostos à luz natural. O lado bom é que muitas já se adaptam ao cultivo em vasos, podendo ser levadas a qualquer ponto do imóvel.

Melhores espécies para cultivar em casa

O plantio em recipientes específicos ajuda a conter o crescimento das raízes e dos caules. É o caminho mais indicado para limitar a altura das suas árvores frutíferas, evitando que tomem conta do ambiente. Converse com o responsável pela venda das mudas para questionar o tamanho ideal do vaso.

Outra alternativa às versões de grande porte está nos bonsais, que podem ser encontrados em diversos viveiros e floriculturas. Muitos produzem frutos e ainda dão um toque especial à decoração do imóvel. Seja qual for a sua escolha, o importante é estar feliz com o resultado.

Veja agora 8 espécies interessantes para colocar em seu apartamento.

1. Acerola

A aceroleira é ótima para quem deseja ter frutos com bastante frequência, já que chega a produzir esses pequenos alimentos três vezes por ano! Outro ponto favorável está na adaptação fácil a vasos de chão ou suspensos, o que traz liberdade para decorar desde o hall de entrada até corredores estreitos.

As acerolas são ricas em vitamina C e servem de base para diversos preparos, como sucos, sorvetes e caldas. Regue a planta sempre que perceber o solo seco, pois assim ela vai gerar frutos maiores e bem doces.

2. Maçã

A popular fruta costuma ser cultivada em grandes pomares, mas as árvores também pode ser mantida em vasos. As variedades gala e fuji são as mais indicadas nesses casos, pois resistem melhor às condições de um terreno limitado.

Em geral, a colheita da macieira ocorre entre os meses de dezembro a maio e os primeiros frutos surgem quando o pé tem 3 anos. O principal segredo para o seu crescimento está na adubação constante.

3. Pitanga

É uma das árvores frutíferas favoritas dos pássaros, portanto, não se espante se presenciar pequenas aves perto da sua moradia. A pitangueira aparece em muitos projetos de paisagismo e tem potencial para compor diversas tendências, como o urban jungle.

Você vai se encantar com os primeiros frutos vermelhos, que se destacam em meio à folhagem exuberante. A espécie prefere áreas bem ensolaradas. Inclusive, vale a pena girar o vaso aos poucos para garantir que todas as partes peguem um pouco de radiação e calor.

4. Limão

A fruta ácida é crucial em muitos preparos da cozinha brasileira. Não há quem resista a ela como tempero para carnes, como peixe e frango frito, na mistura de mousses e na adorada caipirinha. Motivos não faltam para ter um pé de limoeiro em sua residência.

O limão-siciliano é um dos mais indicados para cultivo em locais fechados, visto que não cresce tanto. A exposição solar deve acontecer por algumas horas, mas sempre tenha o cuidado de molhar bem o solo quando a árvore já estiver na sombra.

5. Romã

Conhecida pelo desabrochar de belíssimas flores vermelhas, a romãzeira demanda claridade e adubação orgânica para se desenvolver bem. Há versões mini da planta, perfeitas para valorizar áreas como cozinhas, salas de estar ou jantar, assim como varandas.

Os frutos são incríveis e rendem bagas repletas de sementes cobertas por uma polpa firme e suculenta. Há quem goste de servir como aperitivo ou complemento de saladas e sobremesas. Como muitas frutas vermelhas, o romã tem antioxidantes que previnem o envelhecimento.

6. Laranja

Já consegue imaginar o perfume das flores que a laranjeira produz? Essa é uma das árvores frutíferas mais comuns nos quintais, visto que fornece grande quantidade de frutos para consumo direto ou preparo de sucos com vitaminas para ter bastante energia.

Uma das melhores opções para cultivo em apartamentos é a laranja kinkan. Originária da China, ela requer os mesmos cuidados das outras espécies, com o diferencial de que cresce menos. É difícil resistir ao sabor da polpa; e também da casca, que é comestível.

7. Lichia

A cada ano que passa, essa fruta conquista mais pessoas por conta de sua beleza e sabor adocicado. Sua casca tem textura rugosa, mas o miolo é macio e lembra a jabuticaba. Muita gente tem aproveitado a espécie para compor a mesa natalina, já que apresenta tonalidade avermelhada.

Na natureza e quintais abertos, as sementes de lichia rendem árvores enormes. A saída para conter o crescimento excessivo em vasos é fazer podas com frequência. Depois, você pode aproveitar para comer do pé ou fazer doces diversos, como geleias e compotas.

8. Cereja

Seja pelas flores cor-de-rosa, seja pelos frutos que compõem inúmeras receitas, essa espécie veio para ficar. Não há quem resista ao festival colorido da planta na época da floração. Saiba, no entanto, que a manutenção após a queda das pétalas deve ser constante para evitar sujeira.

São muitas as opções de árvores frutíferas para perfumar e preencher seu lar com pequenos alimentos saudáveis. Você vai perceber, com a experiência, a pausa certa entre as regas e o tempo adequado de exposição ao sol. Em caso de dúvidas, não deixe de pesquisar dicas e conversar com especialistas.

E já que o assunto é vegetação, venha conhecer as plantas mais indicadas para a decoração de ambientes escuros!

Posts relacionados

Deixe um comentário