fbpx

Área de churrasqueira: checklist do que não pode faltar na sua!

4 minutos para ler

Preparar um churrasco é, sem dúvidas, um dos hobbies preferidos da maioria dos brasileiros. Ainda mais quando a família e os amigos se reúnem e o evento vira só um pretexto para fazer aquela bagunça gostosa. Mas, para que essas reuniões sejam sempre um sucesso, é preciso pensar além das carnes e dos petiscos.

É necessário também se preocupar com o conforto e bem-estar dos convidados na sua casa. Portanto, é fundamental ter uma área de churrasqueira ampla, iluminada e confortável para poder proporcionar aos seus amigos e familiares uma experiência agradável.

Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo o artigo e descubra!

Área de churrasqueira:

Bancadas e mesas

Para que você possa curtir o churrasco sem ficar se preocupando em servir as pessoas a todo o momento, ter uma superfície ampla para colocar os alimentos prontos é fundamental.

Bancadas de pedras

É possível, por exemplo, investir em uma bancada de mármore ou granito. Além de ser prática, trará bastante sofisticação e elegância ao ambiente. No entanto, é preciso tomar algumas precauções para que essa bancada atenda todos os seus interesses e expectativas.

Um dos cuidados a serem tomados está relacionado à altura, já que comer curvado ou erguido demais não é uma das experiências mais agradáveis, não é mesmo?

De acordo com especialistas, a altura ideal de uma bancada é de 1 metro e 10 centímetros — medida a partir do contrapiso. Caso você considere essa medida muito alta para as suas necessidades, tenha em mente que a altura mínima recomendada é de 86 centímetros.

Mesas

Existem diversos estilos de mesas que podem ser usadas na área da churrasqueira. Os modelos rústicos costumam ser os mais utilizados no espaço gourmet. Isso porque a madeira proporciona imponência e, ao mesmo tempo, aconchego para o ambiente.

Nos últimos tempos, contudo, as mesas de vime vêm ganhando destaque por serem resistentes e duradouras. Elas também servem como objetos decorativos e acrescentam um ar artesanal para a casa.

Cadeiras e Banquetas

Vamos combinar que ninguém gosta de comer em pé, não é mesmo? Para que o churrasco seja um verdadeiro sucesso, é imprescindível acomodar seus convidados em cadeiras, banquetas, poltronas ou até mesmo puffes.

Se você optou por fazer uma bancada de pedra, o ideal é apostar em banquetas, principalmente aquelas que tenham encosto e apoio para os braços (e que sejam seguras e resistentes, é claro).

Caso você prefira cadeiras, escolha as que sejam estofadas para garantir ainda mais conforto. Para não correr o risco de manchá-las, procure um profissional para fazer um serviço de impermeabilização.

Iluminação

Para que o aproveitamento do espaço seja o melhor possível, investir em um bom projeto de iluminação é indispensável.

Em primeiro lugar, deve-se pensar na iluminação geral do local. A mais indicada é a utilização de spots com lâmpadas de LED, que têm longa vida útil e consomem pouca energia elétrica.

Depois, se você quiser usar a luz para realçar algum objeto ou área específica, o ideal é apostar em luminárias com lâmpadas fluorescentes. Além de também gastaram menos energia,  elas estão disponíveis em uma maior gama de cores.

Decoração

A decoração da sua área de churrasqueira dependerá, obviamente, dos seus gostos e preferências pessoais. No entanto, existem algumas dicas básicas que podem ser seguidas.

Para quem gosta do estilo rústico, utilizar revestimento de tijolos e elementos decorativos de madeira é uma ótima pedida.

Já para aqueles com um estilo mais moderno e descontraído, o ideal é apostar em um revestimento colorido e objetos chamativos, bem como uma iluminação incidindo diretamente sobre alguns itens.

Além disso, existem produtos que podem ser personalizados e que são tanto decorativos quanto funcionais. Exemplos: bandejas, apoio para copos, caixotes, baldes de gelo para bebidas etc.

E então, gostou do artigo? Agora que você já sabe tudo o que não pode faltar em uma área de churrasqueira, confira 4 truques de decoração que não saem de moda!

Posts relacionados

Deixe um comentário