fbpx

Apartamento decorado: veja 9 dicas para você se inspirar agora!

6 minutos para ler

Um apartamento decorado representa algo mais do que apenas beleza estética. A decoração não apenas expressa a sua personalidade, mas também pode ser sinônimo de conforto. Afinal, sentir-se em casa é estar aconchegado em um local que dá sensação de bem-estar. 

Assim, como a pandemia e o isolamento social forçaram as pessoas a passar mais tempo em casa, a comodidade passou a ser ainda mais importante. Além de ser o nosso ambiente de descanso, passou a ser o local de trabalho e o centro das atividades de lazer.

Então, passamos a prestar mais atenção nesse ambiente e ter o apartamento decorado passou a ser uma das prioridades para promover o bem-estar da família. 

É por isso que hoje trouxemos algumas dicas de decoração para deixar seu imóvel mais elegante e confortável. Acompanhe!

1 – Escolha um estilo para o seu apartamento decorado

Definir o estilo que mais combina com o gosto dos moradores é importante na hora de deixar o apartamento decorado. Isso porque o ambiente fica muito mais aconchegante se tiver a ver com a ideia do morador do que é um lugar confortável. 

Além disso, outro ponto importante é que fazer a mistura de vários estilos pode deixar o ambiente com a sensação de desorganização. 

Portanto, para cumprir esse primeiro passo, uma dica é montar um moodboard para entender o que mais combina com a sua personalidade. 

O moodboard é um painel para entender quais cores, texturas e objetos lhe agradam. Ele serve como ponto de partida para definir seu estilo de decoração. 

Dessa maneira, você encontrará alguns estilos dominantes com os quais mais se identifica e ficará mais fácil escolher de acordo com seu gosto. 

O estilo industrial, por exemplo, está bem em alta. Ele deixa a atmosfera mais despojada e ao mesmo tempo moderna, com personalidade marcante!

Assim, procurar referências e inspirações do que você gosta na internet também é essencial para te ajudar nessa hora! No nosso Pinterest você pode ver algumas inspirações, não deixe de conferir!

2 – Escolha peças-chave para cada ambiente

Para deixar o ambiente aconchegante e com um visual mais clean, escolha uma decoração central e organize o restante de acordo com ela. Seja através da cor, estilo ou ambos, é esta peça ou textura que vai se sobrepor. 

Pode ser uma aplicação na parede, uma poltrona ou uma cortina que vai dar um toque especial na sala de estar. Já no quarto, a peça-chave pode ser uma cabeceira estofada. Cada ambiente pedirá uma peça-chave diferente. É preciso ser criativo!

3 – Inclua as paredes na decoração

Decorar as paredes do apartamento dá um toque especial e ajuda a quebrar a monotonia do ambiente. A mistura de estampas, aplicações ou elementos valoriza a parede, principalmente nos corredores. 

Alguns objetos podem oferecer esse detalhe mais acolhedor ou vibrante. Depende do seu objetivo. Veja algumas opções:

  • Aparadores, 
  • Quadros;
  • Painéis de madeira
  • Papéis de parede;
  • Adesivos decorativos;
  • Plantas;
  • Fotografias.

4 – Use espelhos

Além de conferirem uma sensação de ampliação, os espelhos dão um toque de elegância para o seu apartamento decorado. Quando utilizados em paredes ou superfícies verticais, como portas de armários e cabeceiras, eles transformam o ambiente, podendo oferecer mais amplitude.

O mesmo ocorre quando os espelhos fazem parte de peças como mesas de canto ou de centro, ou objetos decorativos como vasos. Além de ser um detalhe charmoso, o espelho tem o poder de deixar o local com um ar mais sofisticado. 

5 – Faça um projeto de iluminação

Saber qual a iluminação correta para cada tipo de ambiente é fundamental para deixar o clima mais agradável em seu apartamento decorado. A escolha é bem funcional e depende da situação. 

Por exemplo, em cômodos que funcionam como escritórios, o ideal é instalar lâmpadas de luz branca para estimular o estado de alerta da mente e promover o foco. 

Já as lâmpadas de luz amarela transmitem sensação de relaxamento e são ideais para os quartos ou outros ambientes de descanso. 

Por fim, você pode incluir abajures, luminárias e pendentes para dar charme.

 

6 – Integre a sala com a varanda

Ganho de espaço é a maior vantagem de unir a sala e a varanda em um apartamento decorado. A sala ampliada traz mais conforto tanto para os moradores quanto para recepcionar convidados. 

Com mais espaço, você tem mais versatilidade na função que esse local irá assumir. O novo ambiente pode ser transformado em um  escritório, uma área gourmet ou sala de jantar. 

Ainda, este anexo pode se tornar uma extensão da sala de estar, com poltronas adicionais e decorações aconchegantes para receber suas visitas.

Além disso, o ambiente ganha luminosidade, já que a sacada se transformará em uma grande janela. 

7 – Invista em um canto alemão

canto alemão

Otimizar o apartamento decorado é o principal efeito do canto alemão. Ele é usado principalmente para acomodar mesas de jantar em espaços pequenos. Um sofá é colocado em L ou ao longo de uma parede, e a mesa de jantar é instalada junto a ele. 

Ao redor da mesa, as cadeiras podem ser reorganizadas dependendo da quantidade de convidados. Com essa disposição, as cadeiras ocupam menos espaço de circulação no restante do cômodo. 

Também, o banco pode ser utilizado com um armário ou prateleiras embaixo do assento. Essa escolha também poupa outros espaços.  

8 – Integre a área social (cozinha e sala de estar)

area social apartamento decorado

Em apartamentos decorados modernos, a sala de estar e a cozinha podem ser projetadas de modo integrado. Além de permitir otimizar o espaço, traz amplitude. 

Utilizar o mesmo piso é uma das maneiras mais fáceis de fazer essa integração, principalmente no aspecto visual. O uso de cores que se equilibrem também ajuda a unir os dois ambientes. 

A instalação de uma bancada ou sofá pode fazer o toque final para criar a sensação de dois ambientes com bastante sutileza.

9 – Tente escolher cores neutras 

Utilizar tons neutros na decoração é uma opção segura para não errar. Afinal, elas combinam com praticamente qualquer decoração que você queira incluir e nunca saem de moda. Elas também trazem uma atmosfera mais delicada. 

Cores neutras e claras, por exemplo, deixam o ambiente mais iluminado e amplo. Já as cores escuras demandam mais iluminação. Por isso, para utilizá-las, é necessário que elas combinem entre si e dividam a atenção igualitariamente. 

As cores neutras também possibilitam que você dê toques de cores utilizando outros objetos. Outra opção é pintar uma parede ou meia parede de outra cor ou cor escura. 

A Bild está sempre de olho nas tendências para que você tenha o apartamento decorado dos seus sonhos. Se você busca modernidade e conforto, temos o imóvel ideal para você! Confira!

Posts relacionados

Deixe um comentário