fbpx

Aniversário de Ribeirão Preto: veja 5 curiosidades sobre a cidade

3 minutos para ler

Hoje, uma pulsante cidade com quase 700 mil habitantes, um movimentado aeroporto e seu nome na lista dos 50 melhores municípios brasileiros. Ao comemorar o 162º aniversário de Ribeirão Preto, estamos também celebrando um desenvolvimento sustentável que se dá em múltiplas direções.

Não é à toa que o dia 19 de junho é ansiosamente esperado pelos ribeirão-pretanos: nascida da efervescente mineração e enriquecida pela cultura cafeeira, a cidade é um caldeirão de múltiplas curiosidades. Continue a leitura e conheça 5 delas!

1. Um santo na cidade

Um dos pontos mais visitados da cidade é, curiosamente, o Cemitério da Saudade: é lá que jaz o túmulo do Menino Zezinho (batizado José Martins de Almeida). Nascido em 1938, ele passou a benzer as pessoas, o que fez ao longo dos nove anos em que conviveu com uma condição conhecida como elefantíase.

Não tardou para que o menino adquirisse um ar santificado entre os habitantes — em especial, após dizer que teve uma visão com o Santo Antônio. Isso gerou um alarde grande em Ribeirão Preto, que, costumeiramente, se lembra do Menino Zezinho com carinho.

2. O Theatro Pedro II e suas passagens secretas

Cercado por apartamentos e todo o desenvolvimento urbano da cidade, o Theatro Pedro II já atrai, naturalmente, uma série de turistas e cidadãos por conta de sua bela arquitetura.

Mas há quem afirme também a existência de duas passagens secretas no local, ligando-o ao antigo Hotel Palace (atual Centro Cultural Palace). Reza a lenda que ambas eram utilizadas para que os coronéis tivessem seus encontros amorosos secretos.

3. O misticismo paranormal do Centro Cultural Palace

Não bastassem as passagens secretas no local, o antigo Hotel Palace acumula histórias — algumas delas com teor de violência, o que contribuiu para a fama de ser mal-assombrado.

Investigações paranormais já foram conduzidas no centro cultural, que verificaram elevados índices que indicavam a presença de espíritos. Nada confirmado, entretanto, além de visões e boas histórias de arrepiar a serem contadas no aniversário de Ribeirão Preto.

4. O investimento no pai da aviação

Vereadores do município souberam que Alberto Santos Dumont, na época em que era pouco conhecido, encarava dificuldades financeiras enquanto estudava na França. Então, fizeram a doação de um conto de réis ao homem que, hoje, é conhecido como o pai da aviação.

5. O berço do chope e da cerveja

Na última década do século 19, Ribeirão Preto abrigou uma leva de imigrantes italianos que trouxeram consigo, na bagagem, os segredos para a produção artesanal de cerveja.

Nas quatro décadas seguintes, a cidade recebeu a Cervejaria Antarctica e a choperia Pinguim, entre outras instalações de renome. O curioso é que, quando as cervejas artesanais ganharam fôlego, na chegada do século 21, muitas cervejarias da região já imprimiam seus rótulos a todo vapor.

Por isso, uma dica para comemorar o aniversário de Ribeirão Preto é fazer um tour pelas cervejarias artesanais nascidas na região — ou provar suas cervejas nos muitos bares que regam a cidade.

E, agora que você já conhece algumas das maiores curiosidades do município, que tal procurar um programa diferente para o aniversário de Ribeirão Preto? Para isso, confira também o nosso post com “8 dicas de lugares e programas para fazer na cidade”!

Posts relacionados

Deixe um comentário