fbpx

Aluguel ou imóvel próprio: entenda os prós e contras de cada opção

4 minutos para ler

Necessidades da família, perfil do bairro, tamanho e localização do imóvel estão entre os principais fatores avaliados por quem busca a moradia ideal. É nesse mesmo momento que muitas pessoas questionam se devem investir no aluguel ou casa própria.

É sua dúvida também? Pois saiba que está no lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar os prós e contras de cada opção para que você decida se vale a pena comprar um apartamento ou apostar na locação! Acompanhe!

Prós e contras de investir no aluguel

Bastante procurado por jovens, novos casais ou famílias indecisas sobre o futuro, o aluguel de imóvel é uma opção de moradia facilitada por exigir menor compromisso com a negociação. Principais vantagens:

Economia e praticidade

O valor inicial para locar um apartamento não é alto. Isso atrai quem não tem muitos recursos ou não pretende permanecer por longos períodos na região. Os inquilinos também não precisam custear a manutenção do bem e têm a possibilidade de economizar com móveis e eletrodomésticos ao optarem por residências mobiliadas;

Flexibilidade para mudança

Um contrato de locação costuma ter curta duração, o que facilita a entrada e saída desse tipo de moradia. Trata-se de um ponto positivo para pessoas que se mudam frequentemente, seja por causa de trabalho, estudo ou outros motivos.

Riscos menores

O aluguel traz segurança aos casais que não têm estabilidade no emprego ou que não desejam criar raízes na cidade. Caso haja diminuição da renda ou falta de recursos para pagar o valor mensal da moradia, é possível buscar um imóvel mais barato enquanto realiza um planejamento financeiro para recuperar a estabilidade financeira.

Entre as desvantagens do aluguel, podemos citar a falta de patrimônio  o pagamento mensal será destinado a algo que não é seu. Quem é inquilino também fica suscetível a reajustes no valor e pode ser impossibilitado de renovar o contrato. A falta de liberdade para personalizar o imóvel é outro problema, já que muitos proprietários não permitem modificações na planta ou na decoração existente.

Prós e contras de investir na casa própria

A conquista da casa própria continua na lista dos principais objetivos dos brasileiros. Afinal, a estabilidade proporcionada por morar em algo que é seu dificilmente será superada por qualquer outro atrativo. Principais vantagens:

Possibilidade de personalização

É um ponto muito valorizado, pois dá ao proprietário a garantia de que o local de moradia terá a sua cara. Ou seja, quem é dono pode decorar o apartamento como quiser e alterar espaços no momento que tiver vontade.

Garantia de patrimônio para o futuro

Embora gere custos com manutenção, o imóvel próprio pode ser considerado um patrimônio valioso para os proprietários. Com o passar dos anos, a valorização do bem ainda garante um excelente valor de venda.

Economia a longo prazo

Assumir o investimento de um imóvel exige organização financeira, independentemente se a compra for feita à vista ou com auxílio de financiamento. É comum que a família mude hábitos para custear o futuro lar. Ainda assim, os esforços são compensados após a quitação do imóvel, já que as despesas com moradia são encerradas.

Mais qualidade de vida

Nada melhor que o conforto de ter um espaço para fazer o que bem entender, seja ele uma casa simples ou um apartamento de alto padrão. Quem é proprietário sabe que a conquista de mais qualidade de vida é certeira, afinal, o imóvel próprio não envolve reclamações de terceiros ou limitações causadas por regras.

A compra só traz desvantagens quando o proprietário não tem disciplina para cumprir sua parte na negociação ou quando opta por um financiamento a juros altos, que podem pesar no bolso.

Aluguel ou casa própria: qual escolher?

É importante comparar as opções para fazer a relação custo-benefício e tomar a decisão certa. De todo modo, quem tem paciência e organização pode desfrutar de todos os benefícios da moradia própria, afinal, o mercado já conta com empreendimentos variados para atender diferentes perfis e necessidades.

E aí, já sabe se deve investir no aluguel ou casa própria? Não deixe de se planejar para realizar o seu sonho!

Quer mais artigos como esse? Assine a nossa Newsletter para receber conteúdos que possam esclarecer suas dúvidas ou orientar decisões importantes!

Posts relacionados

Deixe um comentário