fbpx

Afinal, por que participar das assembleias de condomínio?

3 minutos para ler

Se você mora em um apartamento, certamente já pensou duas vezes antes de ir às assembleias de condomínio. Famosos por durarem muito e serem pouco produtivos, os encontros são o pesadelo de quem não gosta de burocracia, de interagir com os vizinhos ou ainda de sair de casa em um sábado de manhã para debater.

Muitas vezes, vemos a reunião como uma obrigação, um dever que toma tempo e é improdutivo, quando, na verdade, deveríamos vê-la como um direito que nos permite opinar e argumentar em temáticas que podem nos beneficiar ou prejudicar. Separamos alguns bons motivos para você investir as suas horas e deixar de lado o rótulo de que não vale a pena participar das assembleias. Confira:

Prestação de contas em assembleias de condomínio

Vamos começar com um dos principais motivos para você comparecer: é lá que você sabe como o seu dinheiro está sendo aplicado. O síndico e a administradora devem fazer a prestação de contas, mostrando o fluxo de caixa, os investimentos e os estratos do dinheiro que é recolhido mensalmente, bem como do fundo de reserva que acumula um montante significativo.

Aprovação orçamentária

Além de mostrar o que já foi gasto, nas assembleias são aprovadas as próximas ações para o empreendimento, futuros gastos com obras e melhorias da segurança, bem como a escolha de fornecedores. Participando, você poderá garantir que o seu dinheiro será investido de forma correta e da melhor maneira possível.

Escolha do síndico

Uma das deliberações importantes que acontecem nessas reuniões é a escolha do síndico. Você, assim como qualquer outro proprietário, pode votar e escolher a pessoa responsável pela administração e organização do prédio, que também é parte da sua casa.

Depois de decidido, não há o que fazer

Com você ou não, muitos assuntos vão ser tratados e assinados, quer você concorde ou não. Se você não participou, perderá a chance de opinar sobre o andamento de obras e melhorias na sua área de lazer, bem como sobre o valor definido para rateio. Participar da assembleia também valida a sua opinião posterior.

Sua presença pode ser a diferença

Muitas vezes, os assuntos acabam ficando pendentes ou sem muitas ideias de soluções justamente por ter um quórum pequeno. Com a participação ativa dos moradores, é possível reverter o quadro, tornando o processo mais rápido. Além de participar para resolver pendências, incentive seus vizinhos. Quanto mais gente, melhor.

Ademais, a sua ausência pode gerar alguns problemas. Quando é necessário um número mínimo de pessoas para aprovar documentos, o síndico acaba tendo de procurá-lo em outros momentos, deixando a reunião em aberto e atrasando ainda mais o processo. Sem contar que, nesse caso, você vota sem ouvir diferentes opiniões e pode acabar sendo influenciado para um lado prejudicial para sua saúde financeira, por exemplo.

Pronto, agora você tem em mãos um outro ponto de vista sobre as assembleias de condomínio e pode participar dos encontros de forma produtiva. Gostou da análise? Continue acompanhando conteúdos sobre mercado imobiliário e empreendimentos. Assine a nossa newsletter e receba as novidades do mercado e dicas imperdíveis. Até breve!

Posts relacionados

Deixe um comentário