fbpx

Aeroporto de Ribeirão Preto: o que você precisa saber

4 minutos para ler

O Aeroporto de Ribeirão Preto, também conhecido como Aeroporto Doutor Leite Lopes, é o quarto maior do estado de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1939 e, a partir de 1996, passou a ser administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP).

Localizado a apenas 10,8 km de distância do centro da cidade, na Avenida Thomaz Alberto Wathely, o complexo atende várias regiões paulistas e outros estados. Quer saber por que o Terminal tem tanto potencial de desenvolvimento? Acompanhe este artigo com informações importantes!

Principais destinos

O Aeroporto de Ribeirão Preto opera em período integral, com voos para São Paulo (Araraquara, Jaboticabal, Franca), Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. As empresas Azul, GOL, LATAM e Passaredo estão entre as principais companhias que disponibilizam passagens aéreas no município.

Infraestrutura geral do complexo

O aeroporto é composto por um Terminal de Passageiros com aproximadamente 5000 m². As pessoas que passam pelo local podem encontrar lanchonetes, lojas de confecções e de presentes, livrarias, wi-fi gratuito, caixas eletrônicos e até setor de achados e perdidos.

Fora das instalações, existem dois estacionamentos com funcionamento 24 horas, totalizando 840 vagas. Para quem tem tempo de sobra até o momento da viagem, é fácil e rápido se dirigir até o centro com a finalidade de curtir algumas atrações na cidade

Acessibilidade e opções de transporte

O Aeroporto de Ribeirão Preto é equipado com áreas para check-in e totens de autoatendimento. Informações importantes (como status de voo e número do balcão) são facilmente identificadas nos painéis eletrônicos distribuídos pelo local.

Passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida são orientados a coordenar a viagem com a companhia escolhida pelo menos 48 horas antes do voo. Um ponto positivo é que pessoas que pretendem embarcar ou desembarcar no aeroporto podem utilizar a van de linha gratuita. Ela faz o trajeto até a Avenida Brasil, na qual é possível pegar um ônibus coletivo até o centro.

Também há pontos de táxi, com veículos disponíveis em toda a área de desembarque. Outra possibilidade para quem precisa de transporte é o aluguel de carros. O serviço é prestado por diferentes empresas e só pode ser contratado a partir da apresentação de habilitação original, dentro do prazo de vencimento.

Entorno do Aeroporto de Ribeirão Preto

Ainda que o complexo não ofereça opções de hospedagem, ele tem a vantagem de estar muito próximo de áreas urbanizadas e equipadas com imóveis variados. Sendo assim, o visitante consegue encontrar hotéis e restaurantes no centro de Ribeirão Preto para atender suas necessidades. Muitos dos estabelecimentos, inclusive, são equipados com ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e banheiro privativo.

Possibilidade de ampliação

Já faz um tempo que o governo anunciou o repasse de recursos federais para as obras de ampliação do Aeroporto Leite Lopes. O principal objetivo da reforma é fazer com que o Complexo — que hoje não tem condições de operar voos internacionais  passe a receber grandes aeronaves.

Além de prever o reforço e alargamento da pista para transformar o local em aeroporto internacional de cargas e passageiros, a obra também visa a construção de uma área para manobras, ampliação do terminal, além de mudanças na seção contra incêndio.

O projeto de reforma já está pronto, e a previsão é que as primeiras mudanças ocorram entre o ano de 2018 e 2019. Junto a isso, a Prefeitura do município pretende fazer melhorias nas avenidas do entorno, mais especificamente a Thomaz Alberto Whately, Recife, Brasil e 19 de junho.

Como pôde ver, o Aeroporto de Ribeirão Preto proporciona vários benefícios para quem habita ou visita a cidade, garantindo mobilidade urbana adequada e agilidade no deslocamento entre diferentes regiões.

Quer continuar acessando conteúdos como este? Assine a nossa Newsletter e receba novos artigos diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário