fbpx

Saiba tudo sobre a etapa de acabamento da obra

6 minutos para ler

Imóveis na planta são uma opção muito procurada nos dias de hoje, tendo em vista as numerosas vantagens que oferece para o futuro proprietário, com potencial de valorização, possibilidade de personalização e escolhas de acordo com o orçamento. No entanto, você sabe o que significa a etapa de acabamento da obra?

Tal fase é uma das mais importantes e também das mais dispendiosas, especialmente se você estiver apostando em um empreendimento de alto padrão. Por outro lado, com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto, você pode reduzir despesas e conseguir um excelente resultado. Continue lendo e descubra como fazer isso!

O que é a etapa de acabamento de uma obra?

Como dissemos acima, imóveis na planta são uma opção vantajosa na hora de comprar imóvel. Porém, para que isso realmente seja um fato, é imprescindível que a propriedade mantenha um padrão de qualidade, desde a construção até os detalhes realizados durante a etapa de acabamento de uma obra.

A etapa de acabamentos da obra é um momento muito especial, que gera tanto entusiasmo quanto expectativa, pois é quando a casa ou apartamento começa a tomar forma. É aqui que a estética e a aparência dos materiais escolhidos se sobressaem e você pode começar a entender o resultado de azulejos, pisos, metais e louças.

O que são as fases de acabamento de uma obra?

Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o conceito de acabamento da obra, vamos mostrar quais são as fases que ocorrem durante essa etapa. Logicamente, existem diversas pequenas variações, mas podemos afirmar que, de uma maneira geral, os passos são os que citaremos a seguir. Confira.

Revestimento de pisos e paredes

Depois de concluir a fundação, alvenaria, levantamento das estruturas e instalações, chegou o momento tão esperado. Usualmente, o próximo passo é colocar o revestimento de paredes e pisos para acabamento, que são elementos essenciais dentro da construção, utilizando materiais em sintonia com as características dos diferentes cômodos da casa.

A escolha para a cozinha, por exemplo, certamente será distinta das feitas para o quarto ou a sala de estar. Entre os materiais mais comuns estão o porcelanato, madeira, cerâmica, pastilhas, cimento queimado e diversas outras opções.

Pintura geral interna e externa

A fase seguinte costuma ser a de pintura geral interna e externa, também sendo extremamente relevante para o resultado final do acabamento do imóvel. Ela vem logo depois do reboco ou da massa corrida, que devem ser aplicados com o tempo necessário para que estejam curados e permitam a aplicação de tintas com boa aderência.

As escolhas da tonalidade devem estar em consonância com o estilo de vida e de decoração que você deseja. Enquanto os mais tradicionais focam em nuances contemporâneas e discretas, como branco, cinza e terracota, os mais ousados gostam de colorações mais abertas, como amarelo, vermelho ou lilás. Tudo depende das suas preferências.

Colocação de louças e metais

A instalação de louças e metais costuma ser uma das fases finais do acabamento e ajudam muito na valorização de imóvel. Até por isso, é altamente recomendável que tais itens sejam colocados por último, para não correr o risco de que sejam danificados ou mesmo quebrados durante alguma das etapas anteriores da obra.

Outro ponto relevante para deixar mais para a conclusão da construção é que a colocação e o posicionamento desses artigos dependerão também do nível dos outros acabamentos. Eles devem ser isolados durante a pintura e, entre as opções que estão em alta, estão o aço inox, cubas sobrepostas, caixas acopladas e assim por diante.

Demais etapas de finalização

Por fim, o acabamento da sua obra passará pelas demais etapas de finalização. Aqui, você já deve estar preparando a mudança, pois apenas serão colocados os armários, móveis, vidros, retoques de revestimentos, passagem de fiações e finalização das instalações elétricas. Embora seja uma fase detalhada, ela não costuma demorar muito.

No entanto, é importante que tudo seja executado com muito cuidado, para que não ocorram eventuais danos que comprometam o restante da construção ou cause defeitos no futuro. É recomendável, por exemplo, que cada cômodo seja feito separadamente. A atenção especial deve ser dada para banheiros e cozinha, pois a umidade pode atrapalhar um pouco.

Como avaliar a qualidade do acabamento da sua obra?

Para avaliar a qualidade do acabamento da sua obra, você precisa ter olhos atentos e testar todos os itens possíveis. Caso não se sinta capacitado para fazer isso, nada impede que você contrate algum profissional especializado, como um arquiteto ou engenheiro, de forma a auxiliar na análise de tudo o que foi entregue no imóvel.

Para que você fique seguro, não deixe de ligar todos os interruptores, acionar as descargas, testar pias, checar chuveiros e assim por diante. É crucial que tudo esteja em perfeito funcionamento. O mesmo vale para portas e janelas, que precisam estar funcionais e sem barulhos. Sinalize qualquer irregularidade para que o responsável faça os reparos.

Como se preparar para a mudança?

Muitas pessoas ficam receosas com a duração da fase de acabamento, por não saberem quando é possível se preparar para a mudança. No entanto, existem algumas estratégias que minimizem suas chances de erros. Uma delas consistem em acompanhar atentamente o cronograma da obra, identificando e considerando qualquer eventualidade.

Outro ponto importante, mas que nem sempre é valorizado, consiste no uso de materiais de qualidade. Além de contribuírem para a valorização da propriedade, eles causam menos problemas durante a construção, sendo facilmente instalados. Faça pesquisas e visite as melhores lojas do ramo, pois você pode encontrar excelentes itens em promoção.

Agora você já sabe o que é a etapa de acabamento da obra. É um momento importante, no qual você deve redobrar a atenção e se preparar para utilizar o seu novo lar!

Gostou de aprender o que significa a etapa de acabamento da sua obra? Quer conferir outros conteúdos como este em primeira mão? Então, que tal seguir nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube?

Posts relacionados

Deixe um comentário