fbpx

8 dicas de lugares e programas para fazer em Ribeirão Preto

4 minutos para ler

Localizada a pouco mais de 300 km da capital paulista, Ribeirão Preto é uma cidade repleta de atrativos. Ela é um destino ideal para quem pretende morar no interior sem abrir mão das comodidades encontradas nos grandes centros, pois há muito o que fazer em Ribeirão Preto.

Se você ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de se mudar, deve estar procurando bons motivos para justificar sua escolha. Por isso, trazemos a seguir 8 opções de locais turísticos e ambientes ao ar livre que valem a visita. Continue a leitura e prepare as malas!

1. Theatro Pedro II

Inaugurado em 1930, tem área total de 6.500 m² e consegue receber quase 1.600 espectadores.

Um incêndio ocorrido em 1980 fez com que o espaço fechasse suas portas durante 16 anos. Ao longo do tempo, o Theatro Pedro II teve seus ambientes reconstruídos e acabou tombado pelo Patrimônio Histórico. Hoje, o edifício de estilo eclético é palco de óperas, concertos sinfônicos e espetáculos populares.

2. Choperia Pinguim

Famoso por seus pratos saborosos e chope gelado, o Pinguim foi fundado em 1936 e fica localizado no centro da cidade. Conhecido como Edifício Diederichsen, se caracteriza como o primeiro prédio vertical da região.

Além da bela arquitetura antiga, você encontrará ali peças de mobiliário e itens decorativos no estilo vintage. O local é tão valorizado que ganhou filiais em Belo Horizonte e Brasília!

3. Museu do Café Francisco Schmidt

Um dos mais renomados museus históricos do interior paulista. Instalado em um casarão da década de 50, abriga um rico acervo que conta a história da expansão cafeeira no estado.

O nome Francisco Schmidt é uma homenagem ao barão do café que foi dono da Fazenda Monte Alegre. No local, é possível encontrar esculturas, moinhos, carros de boi, máquinas e fotografias importantes.

4. Cervejarias artesanais

Outra opção para quem não saber o que fazer em Ribeirão Preto é visitar as inúmeras cervejarias artesanais da cidade. Além da choperia Pinguim, você terá à disposição a renomada Colorado Cervejarium, com mais de 150 rótulos em sua carta. 

A Cervejaria Invicta também ganha destaque, já que permite que os visitantes acompanhem todo o processo de produção da bebida. O estabelecimento funciona como bar e conta com uma área de lazer com mesas e assentos.

5. Café com Chorinho

Se você curte apresentações de samba, bossa nova e chorinho, vai gostar desse programa. O encontro “Café com Chorinho” é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e acontece no campus da Universidade de São Paulo (USP).

Enquanto curte a boa música, você pode degustar doces, bolos e sucos. E não há desculpas para não participar, já que o evento ocorre sempre nas manhãs de domingo.

6. Parque Doutor Luiz Carlos Raya

Com 40.000 m² de área verde, não é à toa que o local está na lista dos melhores parques de Ribeirão Preto. Ele foi aberto ao público em 2004 e, desde então, representa uma excelente opção de lazer para as famílias que querem aproveitar os dias de folga em meio à natureza.

O parque traz gramados, cascatas e lago com diversos peixes. Ele também é equipado com caminhos asfaltados, área de alimentação com mesas e bebedouros, sanitários, brinquedos infantis, aparelhos de ginástica e pistas para caminhada ou corrida.

7. Bosque Zoo Fábio Barreto

Com 900 animais e cerca de 119 espécies diferentes, esse tem tudo para ser o ponto de encontro preferido das crianças. Não deixe de conferir o aquário com 56 espécies de peixes brasileiros!

O bosque que abriga o zoológico municipal é visitado por famílias e por grupos de estudantes durante atividades de educação ambiental.

8. Jardim Japonês

Localizado dentro do Bosque Zoo, é um dos pontos turísticos da cidade.

O espaço é marcado por áreas verdes com densa vegetação, além de lagos, pontes, barcos, flores e outros elementos da cultura oriental. Próximo ao jardim, você ainda encontra o famoso mirante, com 45 m de altura e capacidade para 180 pessoas.

Agora que você já sabe o que fazer em Ribeirão Preto, pode ficar de olho nas opções de moradia da cidade, que também se destaca por seus empreendimentos de qualidade.

Curtiu o post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e apresente essas atrações para os seus amigos!

Posts relacionados

Deixe um comentário