Vivemos em uma rotina tão corrida e atribulada que é cada vez mais difícil conciliar vida pessoal e profissional, não é verdade? O desafio é ainda maior para as mulheres que, frequentemente, acumulam funções e sentem-se esgotadas.
No entanto, é possível adotar alguns hábitos no seu dia a dia que ajudarão a equilibrar os interesses pessoais e os profissionais, sem fazer você sentir-se culpada por dar mais atenção a um ou ao outro.
Neste post, elencamos cinco boas práticas para você alcançar maior qualidade de vida. Continue a leitura e confira!
1. Planeje seu tempo
A organização é sua aliada na hora de conciliar vida pessoal e profissional. Planeje seu tempo para entender onde está o motivo do desequilíbrio. Será que você passa tempo extra no trabalho, sem precisar? Quais atividades (uso exagerado das redes sociais, por exemplo) tiram sua atenção e fazem você perder alguns minutos preciosos que poderiam ser gastos com a família?
Esse planejamento pode ser feito de inúmeras maneiras: crie listas, faça um quadro grande na parede, use post-its. O importante é que você tenha uma visão abrangente de como está usando seu tempo, para que possa otimizá-lo e sentir-se menos estressada.
2. Crie prioridades
Criar prioridades vai ajudá-la a definir o que você deve fazer primeiro e o que pode deixar para depois. Será que você precisa mesmo cumprir todas aquelas atividades a que se propôs? Avalie a escala de importância de cada tarefa, e comece pelas mais urgentes.
Essa dica vale também para aqueles momentos em que você não sabe se dá mais atenção à família ou ao trabalho. Então reflita: naquela circunstância, o que é realmente importante para você? Isso evita que você tenha aquela sensação de que está fazendo alguma coisa, quando deveria estar fazendo outra.
3. Aprenda a delegar tarefas
Você não precisa fazer tudo. Delegar tarefas e confiar nas outras pessoas não faz de você uma mulher menos poderosa ou realizadora. Deixe os serviços domésticos com o companheiro, peça para a empregada doméstica fazer as compras no mercado, compartilhe projetos grandes com seus colegas de trabalho.
O tempo que você recupera ao dividir essas tarefas com outras pessoas pode ser usado em uma atividade que lhe dê prazer e lhe traga satisfação.
4. Tire um tempo para você
Você precisa de tempo para cuidar de si mesma. Não há nada de errado em abrir mão de algumas tarefas ou dedicar algumas horas do dia para se tratar bem. Você pode fazer o que quiser durante esse período: aquela aula de pilates incrível, tomar um banho relaxante, sair para jantar com seu noivo, divertir-se com as amigas… Faça do seu bem-estar também uma prioridade.
5. Curta suas férias
Quem não conhece aquela pessoa workaholic, que não tira férias há anos, e tem o maior orgulho disso? Acontece que não há nada de saudável nisso. Todo profissional precisa de um tempo de descanso, para relaxar a mente e o corpo. Por isso, programe suas férias sempre que tiver direito a elas, e realmente permita-se curtir esse tempo. Nada de ficar de olho nos e-mails do trabalho.
Com essas práticas, o desafio de conciliar vida pessoal e profissional pode ficar um pouco mais fácil. Lembre-se de que o equilíbrio é fundamental para uma vida saudável e de qualidade. Acima de tudo, cuide de você!
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