fbpx

4 truques de decoração que não saem de moda!

4 minutos para ler

Ter uma casa sempre bonita e organizada é muito bom. Para isso, nada melhor que apostar em truques de decoração atemporais, a fim de manter o lar com cara de novo e adequado a diferentes épocas. 

Existem várias soluções que embelezam e, ao mesmo tempo, eliminam a necessidade de grandes mudanças ou reformas. Confira 5 delas para personalizar seu apartamento e ficar sempre na moda!

1. Cores neutras em grandes superfícies

Cores neutras são mais fáceis de harmonizar com diferentes estilos e elementos decorativos e, por isso, devem formar a base da paleta escolhida para cada ambiente. O ideal é que elas apareçam nas grandes superfícies, como paredes, pisos e forros.

É claro que você não precisa se limitar ao branco puro, já que existem outras opções leves, como o creme, bege, cinza claro e, também, os tons pastel bem clarinhos e discretos — lilás, salmão, azul-turquesa, verde-água.  

Quando a cor de parede é neutra, você tem a possibilidade de incluir detalhes a partir de peças de revestimento estampadas ou em cores fortes, sem pecar pelo exagero.

2. Mobiliário clássico ou com linhas retas

Para um visual atemporal, as peças com design consagrado e estilo clássico costumam funcionar. No caso dos móveis, procure escolher modelos trabalhados em linhas retas e cores sóbrias — a madeira como material de base atende bem esse objetivo!

Outra possibilidade é investir nos planejados para definir o tamanho, formato e capacidade de cada peça de acordo com as suas necessidades. Evite móveis com design rebuscado e muitos ornamentos, pois linhas sinuosas e excesso de detalhes tendem a deixar o ambiente carregado.

3. Tecidos diferentes que se intercalam

Os tecidos têm papel importante na composição de uma residência, afinal, estão presentes nas cortinas, tapetes, passadeiras, toalhas e trilhos de mesa, redes de descanso, mantas, cobertores e até capas de almofadas. 

Mas o que eles têm a ver com os nossos truques de decoração? A resposta é simples: como são itens leves, fáceis de instalar e de remover, eles podem ser substituídos com frequência por outros modelos.

Com várias peças, você consegue decorar o apartamento inteiro e renovar a aparência dos cômodos sempre que tiver vontade, de forma simples. Para diversificar as opções, invista em tecidos com diferentes tamanhos, cores, estampas e espessuras.

4. Quadros, espelhos e porta-retratos

Indispensáveis em qualquer residência, os espelhos não precisam ficar somente nos quartos e banheiros. Escolha modelos grandes para compor ambientes sociais da casa e para ampliar visualmente as áreas enxutas, como halls e corredores. 

Quadros contendo pinturas e porta-retratos que trazem fotos da família ou de paisagens também ajudam a criar uma decoração atemporal. O truque, nesse caso, é escolher molduras simples, com design em linhas retas e cores discretas.  

Se quiser agregar mais personalidade aos cômodos, você pode imprimir pôsteres com figuras e temas de sua preferência para emoldurar e pendurar nas paredes.

5. Vasos e floreiras com plantas

É difícil encontrar alguém que não goste da presença da natureza dentro do próprio lar. E a melhor forma de fazer isso é distribuir vasos e floreiras de diferentes tamanhos pelos ambientes internos e externos.

Recipientes maiores podem ser mantidos no chão, enquanto que vasinhos pequenos permitem a fixação em ganchos na parede ou em suportes suspensos. Quem não tem tempo para cuidar de muitas espécies deve apostar em suculentas ou temperinhos cultivados em xícaras e copos.

Esses arranjos menores podem ser mantidos sobre móveis e até mesmo no peitoril das janelas. Por ocuparem pouco espaço, eles possibilitam a você adicionar um toque de verde sem comprometer a organização da casa.

E então? O que achou dos nossos truques de decoração? Se gostou de todos, saiba que eles podem ser combinados em um mesmo ambiente sem causar poluição visual.

Para ajudar outras pessoas com essas dicas, compartilhe o post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário