4 melhores formas de investimento para aplicar seu dinheiro

6 minutos para ler

Sabia que o investimento em imóveis é uma das formas mais seguras de aplicar o seu dinheiro? Escolher um apartamento com potencial para a valorização progressiva pode garantir a estabilidade do retorno financeiro. Logo, um ótimo investimento abre portas para a multiplicação da sua carteira de aplicações.

Com isso, você tem mais liberdade e conforto para arriscar mais, mesmo sem abdicar da segurança orçamentária. Assim, os planos de expansão do seu próprio negócio não são interrompidos, muito menos a vida confortável para a família e filhos.

A história de sucesso de quem sabe aplicar bem os rendimentos desdobra-se em um cenário ideal: a manutenção definitiva de um padrão de vida, com possibilidades apenas de crescimento. Ficou interessado em descobrir as melhores formas de aplicação do seu dinheiro? Então continue agora a leitura.

Qual é a importância de realizar o investimento em imóveis?

Antes de falarmos os principais caminhos para fazer o seu dinheiro render, separamos aquela que, independente dos movimentos econômicos, permanece como boa opção. Isto é, a compra de imóveis é uma forma de rentabilidade que não desvaloriza, ou pode sofrer poucas variações. O principal motivo é evidente: sempre há demanda por moradia, pois é uma necessidade essencial.

Não à toa, a compra de imóveis é uma das principais portas de entrada para o mercado de investimentos. Isso porque não há grandes riscos.

Geralmente, se você compra um imóvel, por exemplo, por R$ 350 mil, é pouco provável que o valor de revenda, após anos, seja inferior ou se mantenha igual a isso. A não ser em casos específicos. No entanto, basta observar a história de imóveis antigos e o preço nos períodos de crise econômica. Eles valorizam-se ou se mantêm constantes.

Agora, um tópico importante é entender que há determinados imóveis com maior potencial de valorização do que outros. Isso não está, obrigatoriamente, atrelado ao valor de compra. Ou seja, comprar um imóvel de 1 milhão não significa que ele irá valorizar no mesmo ritmo do seu alto preço.

A equação é mais complexa que isso. Apartamentos com valores mais acessíveis podem ter um impulso visível no seu preço. Fique atento aos detalhes para comprar o imóvel ideal e de mais outros três tipos, logo abaixo.

Quais são as principais formas de investimento para aplicar o dinheiro?

Ao começar a investir, tenha em mente que é preciso se atualizar constantemente. O acesso às boas informações pode antecipar boas escolhas. Isso pode ser alcançado a partir da formação de uma rede de amizades, em que experiências são trocadas. Além disso, boas leituras também adicionam mais capacidade de identificar oportunidades.

1. Imóveis

Para complementar o tópico anterior, é preciso responder a algumas perguntas para acertar as escolhas no mercado imobiliário. Há alguns caminhos já bem estabelecidos que dizem respeito à localização, posição solar, condições estruturais e arquitetura do projeto.

Localização — perto de serviços, shoppings, teatros, supermercados, escolas, metrôs e boas vias de circulação. Quanto mais variado e consolidado forem os tipos de negócios, mais provável é a consolidação da localização do imóvel como boa.

Posição solar — imóveis que recebem a maior incidência de sol pela manhã despontam como os melhores, pois garantem o conforto térmico. O melhor período para receber os raios de sol é durante o período matutino. Isso porque ele auxilia na regulação do metabolismo dos moradores, evita o mofo e torna o local mais fresco.

Condições estruturais — os canos por onde passam a água e o esgoto e a parte elétrica são parte importante para garantir a valorização do imóvel. Isso porque o custo para solucionar problemas estruturais pode ir além de uma questão apenas do apartamento, mas compreender todo o prédio. Por isso, é preciso escolher uma construtora de confiança que garanta uma entrega de qualidade.

Arquitetura do projeto — projetos que, de fato, foram pensados e executados por bons arquitetos e engenheiros, têm mais chance de permanecer valorizados ao longo do tempo. Afinal, muito da qualidade de vida de um apartamento se dá pela divisão otimizada dos espaços, permitindo a versatilidade de usos.

2. Poupança

Um dos tipos mais clássicos de investimento. A poupança é ideal para quem prefere simplicidade e segurança. Afinal, ela tem isenção de taxas e não fixa um prazo para a retirada do dinheiro. Então, em casos de emergência, você tem aquele valor disponível a qualquer momento. Mas perceba que, se há essa vantagem da segurança, é pôr a poupança ser o tipo de investimento que rende menos.

3. Criptomoedas

É um dos investimentos mais novos. Logo, é preciso considerar um bom tempo para estudo e conversar com pessoas que já investem nesse mercado. Isso porque esse tipo de ativo tem uma alta chance de perda. No entanto, também pode trazer bons rendimentos.

As criptomoedas funcionam como as moedas normais do mercado. No entanto, ela não é física, nem emitida e regulada por governos. Ela é totalmente digital e ligada ao universo dos investidores, podendo ser usada com as mesmas finalidades do dinheiro físico. Ou seja, permitem transações comerciais, reservas de valor, meios de troca e preservação do poder de compra.

Há vários tipos. Bitcoin é o mais popular. No entanto, há outros, por exemplo:

  • Stellar Lumens (XLM);
  • Chiliz (CHZ);
  • Tron (TRX);
  • Cardano (ADA);
  • Polygon (MATIC);
  • Enjin Coin (ENJ);
  • Decentraland (MANA);
  • Algorand (ALGO).

4. Títulos públicos

O Tesouro Nacional, ao lado da Bolsa brasileira, emite os chamados títulos públicos. O Governo Federal arrecada dinheiro para os cofres públicos a partir do investimento de pessoas que adquirem esses títulos por meio de uma instituição financeira.

A depender do prazo fixado para a retirada do dinheiro, a rentabilidade pode ser alta. Além disso, esse tipo de investimento é seguro. Basicamente, é como se você emprestasse dinheiro ao governo e, em troca, eles pagam com juros.

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Agora você já sabe que uma das formas de investimento mais seguras é a aquisição de imóveis. De fato, tanto para especialistas no mercado de rendimentos, como para os iniciantes, a aquisição de apartamentos de alto padrão é uma forma estável de observar a curva de valorização ascendendo ao longo dos anos.

O segredo talvez resida em diversificar a sua carteira, à medida que você obtém mais segurança no retorno dos investimentos. Como você percebeu, avalie o seu próprio contexto e quais as suas prioridades. Assim, você poderá identificar como conseguir o melhor de recursos aplicados na poupança, criptomoedas e títulos públicos.

Conseguiu entender melhor quais são as escolhas para os seus próximos investimentos? Entre agora em contato conosco e conheça as possibilidades que oferecemos para imóveis em condomínios de alto padrão.

Posts relacionados

Deixe um comentário