Selic: como a taxa influencia na hora de comprar imóveis?

  • Home
  • Dicas
  • Selic: como a taxa influencia na hora de comprar imóveis?

Você já ouviu falar sobre a Taxa Selic? Hoje vamos conversar sobre ela! E já adiantamos, se você está com planos de investir no seu imóvel, é bom que esteja bem ciente de como ela funciona e como ela pode te ajudar. Se você não está por dentro de como ela funciona, não se preocupe, vamos explicar tudo!

Desvendando a taxa Selic

selic

Afinal, o que é essa taxa? Bom, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) nada mais é do que uma taxa básica de juros, representando um índice pelo qual qualquer taxa cobrada pelos bancos no Brasil se baseia. Ela é utilizada em empréstimos feitos entre os bancos e em aplicação realizados por eles em títulos públicos federais.

A Selic é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que define  os rumos da economia. Como alternativa para frear a inflação, ocorre o aumento da taxa básica de juros e isso acaba congelando a economia. As pessoas tendem a comprar menos e o mercado acaba por diminuir preços para não comprometer o consumo. Por outro lado, a redução da Selic impulsiona o consumo e aquece a economia. Afinal, é mais interessante aplicar o dinheiro em produção do que deixá-lo parado nos bancos.

Mas como a Selic influencia na hora de comprar imóveis?

Os níveis da taxa Selic influenciam muito nos valores e taxas de financiamento e se você ficar de olho nelas pode fechar um bom negócio.

Aumento da taxa:

O aumento da taxa pode até reduzir os valores dos imóveis, mas também vai acontecer um reajuste no valor dos financiamentos – aumentando a Taxa Selic, a taxa de financiamento também aumentará. As vendas de imóveis são muito sensíveis ao crédito, por serem bens de alto valor. Com um possível aumento, menos pessoas ficam dispostas e/ou aptas a financiar, diminuindo a procura e desacelerando o preço dos mesmos. Este cenário é ideal para quem pretende comprar à vista ou para quem deseja investir.

Queda da taxa:

Já quando a Selic cai, há também a queda na taxa de financiamento, ampliando as chances de adquirir um imóvel e aumentando a procura. Se você desejar a compra de um imóvel através de financiamento, esse é um ótimo momento para realizar a compra.

Ou seja, é só prestar atenção nas Taxas Selic, que elas podem se tornar grandes aliadas para que você consiga fechar um negócio que seja muito mais favorável às suas expectativas. 😉

Deixe um comentário

Share This