Saiba agora como verificar a qualidade da obra de seu apartamento

  • Home
  • Como comprar
  • Saiba agora como verificar a qualidade da obra de seu apartamento

Comprar um apartamento nem sempre é uma escolha fácil. Com inúmeras construtoras presentes no mercado, muitas oferecem oportunidades que facilitam a realização do sonho daqueles que procuram o lugar ideal para viver, seja para constituir família ou simplesmente para conquistar o próprio espaço. Mas para isso, é preciso analisar bem as vantagens e, principalmente, acompanhar a qualidade da obra do seu apartamento para evitar transtornos na hora de se mudar para o tão sonhado lar.

Faça uma inspeção

Não é apenas porque você confiou a construção do seu apartamento a uma construtora que ele certamente vai ser entregue da maneira que foi idealizado. Em casos de compra na planta, por exemplo, é importante acompanhar cada passo da obra para evitar dor de cabeça na hora de ter em mãos a chave da casa.

Procure realizar a inspeção, acompanhado de um arquiteto ou de outro especialista para que nada passe despercebido e que tudo ocorra conforme o planejado.

Veja o que levar na primeira vistoria

Para que você se oriente melhor na vistoria, faça um checklist, leve uma trena para conferir as medidas e não se esqueça do memorial descritivo. Esse documento é fornecido pelas construtoras no momento em que o contrato é fechado e nele consta tudo o que vai ter no apartamento. 

Observe a estrutura

Independentemente da variedade de imóveis que são vendidos, as rachaduras na parede são os primeiros defeitos facilmente observados por um leigo até mesmo na parte externa do prédio. Por isso é aconselhável verificar se existem trincas também nos cômodos para que o reparo seja realizado o mais rápido possível.

Analise as paredes

Se o acabamento das paredes já foi feito, observe se existem ondulações que provocam sombras, pois isso mostra que a parede não está com a superfície plana, ou seja, fora do prumo. A umidade também é um grande problema que, se não for comunicado formalmente à construtora, pode ocorrer danos ainda maiores com a infiltração.

Preste atenção no piso

Verifique se os pisos e azulejos estão quebrados, manchados, desnivelados e se o rejunte entre as peças foi aplicado de maneira adequada. Você consegue perceber se as cerâmicas foram devidamente afixadas no chão, batendo levemente o cabo da vassoura no piso sem que se escute um barulho oco ou um som metálico diferente dos demais.

Confira portas e janelas

Verifique as maçanetas, abraçadeiras e trancas para ter a certeza de que estão em perfeito estado de manuseio. Veja se existe algum sinal de infiltração próximo às portas e janelas, pois pode ser que o acabamento na parede não tenha sido vedado corretamente. Tenha mais atenção com os vidros, pois eles podem estar soltos, trincados ou quebrados.

Teste instalações hidráulicas e elétricas

Para testar a parte hidráulica do seu apartamento, procure abrir todas as torneiras por um período aproximado de 2 minutos e observe se ocorre algum tipo de vazamento. Acione as descargas dos vasos sanitários para constatar se a vazão de água está de acordo.

A parte elétrica depende da instalação do relógio que mede o consumo de energia e normalmente esse tipo de vistoria só pode ser feita no final da obra. 

Fique atento à entrega dentro do prazo

Quem financia um apartamento não vai querer esperar por um imóvel que nunca fica pronto, não é mesmo? Além de assegurar a qualidade da obra, as construtoras precisam estar atentas ao prazo de entrega. Finalizar a obra no período acordado no contrato é um dos grandes diferenciais no mercado imobiliário. Hoje em dia já existem empresas desse segmento que prezam pela qualidade do imóvel e pela conclusão das obras no tempo certo com apartamentos de alto padrão.

Solicite a solução dos problemas

Para os defeitos aparentes, basta informar à construtora todos os erros identificados, pois esse é um dever da empresa contratada e precisa ser notificado nos primeiros 90 dias. Mas se o apartamento não está conforme as especificidades do contrato, como por exemplo as medidas do cômodo em alturas e larguras diferentes, é direito do proprietário solicitar a rescisão do acordo e o reembolso do dinheiro investido, com direito até a indenização na Justiça.

Tenha em mente que acertar na escolha do apartamento depende de uma construtora que preze pela qualidade da obra. Que tal começar o ano com um apartamento novo? Saiba mais sobre o seu Bild aqui!

 

Deixe um comentário

Share This