O que você precisa saber sobre o projeto de engenharia do apartamento

  • Home
  • Como comprar
  • O que você precisa saber sobre o projeto de engenharia do apartamento

Quem está interessado em comprar um apartamento sempre precisa avaliar dezenas de detalhes antes de fechar negócio: localização, estado da obra, formas de pagamento ou financiamento, documentação, e assim por diante. Outra questão, não menos importante do que todas essas outras, é o projeto de engenharia do imóvel.

Neste post, você vai saber quais são os principais pontos que você deve avaliar em um projeto de engenharia e, ainda que você não tenha muito conhecimento sobre o setor de construção, será capaz de tomar uma decisão melhor ao realizar o sonho da casa própria.

O projeto de engenharia de um apartamento geralmente está disponível nos locais públicos onde uma construtora promove o empreendimento: site, estande de vendas ou imóvel decorado. Caso não seja simples identificá-lo, você pode solicitá-lo ao seu agente de vendas ou à própria empresa responsável pela obra.

Nesse projeto precisam constar todas as especificações da obra, bem como estudos de viabilidade e previsões sobre o início e o término de cada fase do projeto. Também precisa trazer detalhes sobre os recursos que serão empregados e o resultado final que o consumidor deve esperar.

Vamos ver cinco fatores básicos sobre os quais você deve prestar atenção ao analisar o projeto de engenharia de um apartamento. 

Qualidade dos materiais

Atenção à qualidade dos materiais empregados em um empreendimento imobiliário. Os imóveis de alto padrão geralmente costumam ter materiais mais nobres empregados em sua construção, ao passo que os de padrão mais baixo são feitos com variedades genéricas ou alternativas mais baratas.

Porém, pode ser que um projeto seja vendido com determinadas características, mas, no fim, possuir itens de qualidade inferior.

Assim, procure saber quais são os materiais empregados em uma obra e pesquise mais sobre as características de cada um deles. Dessa maneira, você evita surpresas na entrega do seu imóvel.

Certificações ou selos de qualidade

Um bom projeto de engenharia sempre trará informações ou referências sobre outros trabalhos realizados pela empreiteira que realizará a construção que ele especifica.

Antes de fechar negócio, procure saber mais sobre o histórico da empresa responsável pela construção do seu imóvel. Pesquise mais referências sobre ela e, se possível, converse com pessoas que já adquiram imóveis entregues pela empresa em questão.

Busque saber também se a obra é feita em consórcio. Às vezes, duas ou mais empresas se juntam para construir um empreendimento e cada uma possui responsabilidades diferentes sobre a obra. Por isso, preste atenção nas funções de cada empresa envolvida na construção.

Infraestrutura prevista

Analise as propostas do projeto e compare-as com o resultado previsto em relação ao número de torres de um empreendimento, à sua disposição no terreno e à planta do apartamento que você pretende comprar.

Áreas de lazer e outras facilidades, como academia e salão de beleza no condomínio, também são importantes diferenciais ao tomar uma decisão sobre o seu futuro apartamento. Alguns imóveis podem ter preços semelhantes, mas características bem diferentes em relação à infraestrutura oferecida. 

Acompanhamento da obra

O projeto de engenharia precisa trazer datas previstas para cada estágio da obra. Analise em qual fase o empreendimento se encontra e acompanhe de perto o cronograma para a entrega de cada fase da obra.

Questione qualquer atraso e busque entender quais foram os seus motivos. Se necessário, pesquise mais a fundo o histórico da empresa para saber se já houve atrasos ou reclamações sobre outras obras.

Verifique também junto à prefeitura local se a documentação do empreendimento está em dia para evitar transtornos no futuro.

Agora que você entende melhor como analisar o projeto de engenharia de um apartamento, que tal aprender mais sobre os tipos de apartamento que existem? Você também pode assinar a nossa Newsletter para receber esses e outros conteúdos diretamente em seu e-mail.

Deixe um comentário

Share This