Como escolher as melhores opções de metais e louças para seu imóvel?

  • Home
  • Dicas
  • Como escolher as melhores opções de metais e louças para seu imóvel?

E quando chega a hora de escolher os acabamentos do seu imóvel, quer dizer que em breve tudo ficará pronto e você poderá desfrutar dos ambientes do jeito que planejou. Porém, nem todo mundo tem afinidade com as etapas de uma obra e, assim, tarefas como escolher os metais e louças podem se tornar grandes pesadelos. Se você não tem muita afinidade com esse tema, vem que o artigo de hoje vai te dar ótimas dicas para fazer boas escolhas. Vamos lá!

É bem verdade que nos últimos anos aconteceu uma verdadeira revolução no design das peças de metais e louças para a casa. E isso contribuiu para que a composição de cozinhas, banheiros e lavabos se tornasse mais bonita, refinada, confortável e até mais funcional em virtude da tecnologia das peças. Quando existem muitas opções, acaba ficando mais difícil escolher, porém entendendo bem o projeto do imóvel aliado ao seu estilo pessoal, não há como errar!

Primeiro passo: conceito do seu projeto

É muito importante que a escolha das louças e metais estejam completamente condizente com o projeto do seu imóvel. Na planta, você pode verificar os espaços em que as peças serão inseridas e já pensar em cada um dos seus tamanhos, estilos e funcionalidades, atentando-se para a necessidade de cada ambiente. Assim você já define “a cara” que quer dar a cada ambiente – do minimalista ao mais arrojado.

Hora das compras!

Com todas as medidas e estilos definidos, é hora de sair às compras. É legal que você consiga achar uma boa loja para comprar louças e metais juntos. Assim, você consegue checar proporções dos dois juntos, com o auxílio dos profissionais, e evitar essa dor de cabeça na hora da instalação.

Sobre a escolha das louças

Nunca deixe a qualidade de lado! Essas peças duram bastante tempo e são um investimento necessário, então tente não economizar tanto para não sair no prejuízo num futuro próximo. Escolha boas marcas do mercado, com boa reputação.

Bacias

Elas variam muito no quesito estilo e design, mas basicamente se apresentam em dois modelos principais e um que caiu em desuso:

  • Caixa acoplada: a caixa acoplada armazena água e possui uma válvula que libera aproximadamente seis litros cada vez que é acionada, resultando em uma redução de 30% de água liberada em comparação às válvulas de parede.
  • Caixa embutida na parede: esse sistema atende qualquer modelo de bacia, podendo ficar mais próxima à parede, e possui os mesmos dispositivos economizadores da opção de caixa acoplada. O único ponto negativo é que, nos casos de manutenção, há a necessidade de quebrar a parede para fazer os reparos.
  • Bacias com válvula de descarga: são comuns, mas não estão mais autorizadas em virtude do consumo excessivo de água.

Cubas

São variados os tipos de cubas no mercado. A maior diferença entre elas está no desenho da peça e na forma como se encaixam na bancada:

  • Modelo de embutir: o mais clássico e comum.
  • Cubas de sobrepor: são parecidas com as de embutir, se diferenciando apenas pelo encaixe da borda, que fica um pouco acima do nível da bancada, já que é fixada por cima.
  • Cuba de semiencaixe: a metade posterior é encaixada na bancada, deixando a parte frontal suspensa. 
  • Cubas de piso: são instaladas através de colunas, próximas ou afastadas das paredes. 
  • Cuba com válvula oculta: design diferenciado, em que o ralo da pia fica “escondido”.

Torneiras

As torneiras se subdividem entre: torneiras e misturadores. Caso haja só água fria, basta a torneira. O misturador, por sua vez, mescla a água quente com a fria. Assim, você pode dosar o fluxo conforme a abertura do acionamento. Os misturadores se subdividem em mais duas categorias:

  • Monocomando: quando a mesma alavanca controla vazão e temperatura.
  • Misturador duplo comando: quando o modelo conta com um volante para cada acionamento.

O valor entre elas é bastante diferente. As de monocomandos geralmente são mais caras. Além disso, na instalação, necessitam de apenas um furo na bancada, enquanto um duplo comando necessita de três. Desse modo, fica ao seu critério! 😉

Precisa de ajuda? Conheça o Bild Design!

A Bild oferece um serviço exclusivo e diferenciado chamado Bild Design que permite aos nossos clientes receber o imóvel de acordo com o seu gosto pessoal e estilo, com produtos e acabamentos diferenciados. Depois de um bate-papo com nossa equipe, você pode conhecer as opções de acabamento padrão e as alternativas disponíveis para personalização. Com as suas escolhas feitas, é só aprovar o orçamento e receber um apartamento pronto, que é a sua cara. Sem falar que o serviço garante menos desperdício de materiais e já economiza seu tempo de fazer alterações no acabamento quando a obra é finalizada. Com essa consultoria, o apartamento dos seus sonhos é real!

Ufa! Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a escolher as melhores opções para sua obra. Boas compras. 😉

Deixe um comentário

Share This